Roteiro de visitas em vinícolas em Bento Gonçalves e região

Vinícolas na serra gaúcha

Visitar Bento Gonçalves e as cidades no entorno repletas de vinícolas é um passeio imperdível na serra gaúcha. Não deixe de reservar pelo menos três dias para conhecer a região do Vale dos Vinhedos, restaurantes de culinária típica, o roteiro Caminhos de Pedra, e o encanto de diversas pequenas cidades repletas de vinhedos e visuais incríveis.

Durante uma press trip ( junho/22) coordenada pela agência Conceito, visitamos oito vinícolas e compartilhamos aqui nossas dicas e sugestões para você elaborar o seu próprio roteiro na região.

Vinícolas:

1 – Vinícola Cristofoli – fica na Rota Cantinas Histórias, em Bento Gonçalves. Charmosa vinícola familiar, foi iniciada por uma família de viticultores na região de Faria Lemos há mais de 130 anos, quando Angelo Cristofoli, e sua esposa, Maria Dalla Senta vieram da Itália para o Brasil sonhando com uma vida próspera. A vinícola é cercada pelos vinhedos e jardins onde os visitantes podem passear e também ter um almoço ou piquenique. Não deixe de fazer o tour guiado e almoçar no restaurante que oferece refeições com receitas da família. Para começar não deixe de provar a polenta com salame artesanal e, em seguida, a sopa de capeletti. Salada, massa artesanal feita no local, e sobremesa são todas preparadas diariamente e são uma ótima sequência de almoço. Em breve, a vinícola prevê a abertura de novo e mais espaçoso restaurante em casarão em meio aos vinhedos.

2- Vinícola Courmayeur – fica em Garibaldi. Foi criada por um grupo de amigos em 1976 e foi adquirida pelo grupo Cinzano em 1986, empresa italiana especializada na elaboração de bebidas. A partir desta data passou a denominar-se Vinícola Courmayeur Ltda. O nome Courmayeur provém de uma comuna que fica entre a França e a Itália, no vale D’osta, destacado pelo grande fluxo de turistas para as pistas de ski. Em 2003, a Família Nicolini Verzeletti abraça o projeto, e se dedica a qualidade e inovação na elaboração de espumante e vinhos finos, com uvas Syrah. É uma vinícola muito reconhecida pela produção de espumantes. O tour local pode incluir a experiência cela na cave, onde se encontram vinhos históricos da marca e uma área especial para degustação. Para completar o passeio não deixe de reservar o almoço ou jantar no La Fermata bistrô, dentro da propriedade, que funciona somente aos finais de semana. Caldos, polenta mole e carnes, além de sobremesas e vinhos da marca tornam a experiência muito interessante. É fundamental fazer reserva.

3- Tenuta Foppa & Ambrosi – também baseada em Garibaldi, é uma nova proposta de produção de vinhos. Numa casa de pedra que existe há 120 anos e foi totalmente reformada, está a sede da Tenuta no Brasil ( a marca também está presente em Napa Valley, na Califórnia, EUA). Num tour local é possível conhecer a cave com barricas e tanques, além de estoque de parte das garrafas produzidas. Degustamos nessa visita os espumantes Rosé Brut Viticcio e o Insólito Extra Brut, e vinhos da linha Ícone e Brazilian Collection. A marca foi criada por Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi. Eles preveem abrir, em breve, um espaço enogastronômico no local.

4- Vinícola Miolo – fica no Vale dos Vinhedos e é uma das fundadoras do projeto Wines of Brasil. A Miolo Wine Group é a maior exportadora de vinhos do Brasil e está presente em 30 países. A marca foi a primeira a produzir vinhos finos no Brasil. Sua produção dentre as 4 vinícolas do grupo soma, em média, 10 milhões de litros por ano numa área cultivada de vinhedos próprios com aproximadamente 1.000 hectares. O seu mais novo tour e degustação é com o tema Sete Lendários, sete vinhos premium selecionados pela Miolo por serem excepcionais. O roteiro inclui visita ao vinhedo, pelas caves e se encerra com degustação dos sete rótulos. A vinícola conta ainda com o Miolo Wine Garden, um espaço especial para eventos, brunch e almoços.

5- Vinícola Aurora – essa é uma vinícola tradicional, cuja origem se confunde com a própria história da imigração italiana em Bento Gonçalves. A Aurora se tornou uma cooperativa em 1960; foi pioneira em enoturismo na região e na década de 80 lançava a primeira linha de vinhos nacionais com uvas 100% varietais viníferas. Em 2019 a marca abriu uma nova e moderna unidade no Vale dos Vinhedos, onde oferece visita e degustação. Hoje a Aurora conta com 1100 famílias associadas na sua produção. Visitamos as unidades Pinto Bandeira, onde é possível passear juntos aos vinhedos e fazer um piquenique, e nas unidades no Vale dos Vinhedos e no centro de Bento Gonçalves. Durante a nossa visita, além de conhecermos a cave, o processo de produção de sucos, vinhos e espumantes e a ampla linha de produtos, participamos também de um jantar especial , harmonizado com vinhos da marca.

6- Pizzato Vinhas e Vinhos – com arquitetura moderna e uma ampla varanda com vista para os vinhedos, a Pizzato oferece um espaço diferenciado para degustações dirigidas e oferece aos visitantes três opções ( com queijos gaúchos , com charcutaria e as degustações verticais). Participamos de uma degustação vertical de vinhos com um blend Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon ( safras 2007, 2009, 2011, 2013, 2019 e 2020), dirigida pelo enólogo e diretor da casa, Flávio Pizzato. Em seguida, provamos mais nove rótulos da Pizzato ( sendo sete tintos e dois espumantes), harmonizados com queijos da região (queijo de cabra tipo feta, queijo meia cura e queijo colonial da Vigia, Pampa gaúcho). Visitamos também a cave e experimentamos uma mostra Merlot diretamente da barrica. A marca foi constituída em 1999, mas desde a imigração de Antônio Pizzato para o Brasil (vindo do Vêneto / Itália ao final dos anos 1800), a família tem seu vínculo com a vitinicultura.

7- Vinícola Casa Fantin – a casa de pedra guarda parte da história da imigração italiana na região e foi construída em 1878. A vinícola familiar recebe visitantes para tour e degustação de seus rótulos ( diversos de uvas passificadas) e receitas como pão de vinho ( recheado com uvas passas), tudo apresentado dentro da casa de pedra centenária. São destaque em sua produção vinhos de uva Merlot e Cabernet Franc, além de espumantes feitos com Chardonnay pelo método Charmat.

8- Vinícola e Enoteca Dal Pizzol – a família atua há sete gerações com a produção de vinhos. Em 1974, Atílio Dal Pizzol fundou formalmente a Vinícola Monte Lemos, mais conhecida como Vinícola Dal Pizzol. A ampla propriedade Dal Pizzol, no Vale dos Vinhedos, inclui enoteca, restaurante e um espaço de preservação de 400 variedades que é uma coleção particular a céu aberto. Na nossa visita tivemos degustação às cegas de espumante brut, do vinho Gamay Beaujolais 2022 e um raro rótulo da mesma uva de 1993. Realizamos passeio pelos vinhedos, acompanhados por enólogos da marca e de dois representantes da família, seguido de um almoço no ristorante Dal Pizzol.

Hospedagens:

Há opções de hotéis no centro de Bento Gonçalves de onde saem muitos passeios e visitas diariamente. Outra dica é aproveitar uma ou duas noites de sua viagem em pousadas ou hotéis junto às áreas dos vinhedos.

Dall’Onder Grande Hotel – no centro da cidade, fica muito próximo a restaurantes e comércio. Esse é um hotel muito procurado para eventos, grupos e famílias. O hotel oferece um completo café da manhã em sistema Buffet, tem ampla piscina coberta aquecida, academia e uma área com lojas, incluindo a Dall’Onder Turismo, especializada em passeios e experiências na região.

Pousada Don Giovanni – existe desde 1995 e fica num casarão que foi remodelado e modernizado na propriedade da vinícola Don Giovani. São no total sete quartos e mais uma cabana ( espaço para acomodar até cinco pessoas). Ao se hospedar na pousada, o visitante tem incluso em sua experiência uma degustação premium que é feita na cave. A pousada oferece um completo e caseiro café da manhã, que inclui espumantes da marca. Para almoços, hóspedes e visitantes podem aproveitar o restaurante Nature vinho e gastronomia, comandado pelo chef Rafael Jacobi, que tem 25 anos de experiência com gastronomia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s