FOLGA + Mesa ao Vivo reúne líderes da gastronomia na Marina da Glória (RJ)

A gastronomia brasileira ganha um novo espaço para debates estratégicos e troca de experiências com a realização do “FOLGA + Mesa ao Vivo Rio de Janeiro – Gestão & Negócios”, nos dias 16 e 17 de junho, na Marina da Glória. Promovido pelo SindRio, Mundo Mesa e Prazeres da Mesa, o evento acontece das 9h às 17h30 e reúne empresários, chefs, gestores e profissionais do setor em uma programação voltada para inovação, gestão, tendências e desenvolvimento de negócios na área de alimentação fora do lar.

A iniciativa marca a união do Fórum de Líderes na Gastronomia (FOLGA), criado pelo SindRio, com o tradicional Mesa ao Vivo, considerado o maior circuito gastronômico do país. A proposta é ampliar o alcance do debate sobre o futuro da gastronomia, combinando conteúdo estratégico, networking e experiências práticas.

A programação começou no dia 15 de junho com um jantar magno de abertura no restaurante L’Étoile, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort. A experiência gastronômica reuniu convidados, chefs, imprensa e empresários. O menu foi composto por duas entradas, dois pratos principais e sobremesa, todos harmonizados com vinhos da Miolo. Ataniel Sousa , chef executivo do Sheraton Rio, junto a Juan Molina, chef do L’Etoile, receberam os chefs Jimmy Ogro, Elia Schramm, Monique Gabiatti e Dianna Macedo para a preparação desse jantar especial.

Com curadoria conjunta do SindRio e do Mundo Mesa, a programação do evento  foi desenvolvida para atender proprietários, sócios e gestores de bares, restaurantes, cafeterias, quiosques e demais empreendimentos do food service. Durante os dois dias, os participantes terão acesso a palestras, painéis, aulas-show, degustações e apresentações que abordarão temas como gestão, sustentabilidade, inovação, responsabilidade social e competitividade no setor.

Entre os destaques da programação está a presença do renomado chef e empresário peruano Gastón Acurio, referência internacional na valorização da gastronomia latino-americana e fundador de uma rede com mais de 70 restaurantes ao redor do mundo. A abertura oficial contará ainda com a participação da secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia. O evento também reunirá nomes de peso da gastronomia nacional, como Morena Leite, Carole Crema, Rogério Shimura, Flávia Quaresma, João Diamante, Kátia Barbosa e João Paulo Frankenfeld, dentre outros especialistas.

Azeite orgânico brasileiro BENE conquista prêmio internacional inédito

Azeite BENE premiado na edição 2026 da Anatolian International Olive Oil Competition

A conquista internacional do azeite BENE reforça o protagonismo crescente da olivicultura brasileira no cenário mundial. Produzido na Fazenda São Benedito, em Bom Sucesso de Itararé, no interior de São Paulo, o azeite extravirgem orgânico recebeu o prestigiado “Blend Gold Award” na edição 2026 da Anatolian International Olive Oil Competition, tornando-se o único azeite orgânico brasileiro premiado nesta edição do concurso.

Certificado como orgânico pelo IBD desde 2018, o BENE é elaborado a partir das variedades arbequina, arbosana e koroneiki e apresenta uma acidez de apenas 0,06%, índice muito inferior ao limite máximo de 0,8% exigido para a classificação de azeite extravirgem. A marca já vinha acumulando destaque internacional, com seis medalhas de ouro conquistadas em competições realizadas na Grécia, Portugal e Argentina na safra anterior.

Segundo Nelson Jorge, fundador da Fazenda São Benedito, da La Naturelle e sócio da Souvie Orgânica, o prêmio representa a validação de anos de dedicação ao projeto. “Esse reconhecimento atesta e premia a dedicação absoluta, o amor e o carinho dispensado por toda uma equipe coesa em torno do projeto. Também reforça a viabilidade da ideia do empreendedor em um negócio novo, uma vez que fomos pioneiros na região”, afirma.

Mais do que um azeite premium, o BENE se diferencia pelo modelo de produção sustentável adotado na propriedade. Após abandonar o cultivo convencional, a fazenda passou por um longo processo de transição para a agricultura orgânica. Atualmente, utiliza práticas regenerativas, como o plantio de flores de inverno para alimentar abelhas nativas, além do uso de remineralizadores naturais para enriquecer o solo, eliminando a necessidade de fertilizantes químicos.

A produção das oliveiras exigiu tempo e planejamento. As primeiras mudas levaram cerca de dez anos para atingir escala comercial. A primeira safra produziu aproximadamente 400 litros de azeite, enquanto a mais recente alcançou a marca de 4 mil litros. Outro diferencial está na rapidez do processamento: as azeitonas são colhidas e prensadas no mesmo dia em um lagar próprio instalado dentro da fazenda, reduzindo a oxidação e preservando ao máximo aromas, sabores e frescor.

Com notas herbáceas, aromas que remetem à grama recém-cortada e vegetação úmida, além de amargor equilibrado e picância elegante, o BENE traduz o potencial dos azeites brasileiros de alta qualidade. Para Nelson Jorge, o prêmio internacional vai além da conquista individual. “O Brasil tem tudo para se consolidar como um grande produtor de azeites premium. Temos terroir, tecnologia moderna e produtores extremamente comprometidos. O azeite brasileiro veio para ficar”, conclui.

TAP Air Portugal celebra 60 anos de ligação com o Brasil em evento no Rio de Janeiro


Carlos Antunes, Diretor da TAP para as Américas, Carlos Oliveira, Chairman da TAP e Luís Rodrigues, CEO da TAP

A TAP Air Portugal celebrou, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, os 60 anos de sua operação no Brasil. A comemoração destacou uma trajetória marcada pela ampliação da conectividade entre Brasil e Europa, pelo fortalecimento das relações turísticas e comerciais entre os dois países e pelo crescimento contínuo da operação.

Atualmente, o Brasil representa cerca de 30% da receita da empresa e, em 2026, a expectativa é transportar 2,1 milhões de passageiros entre os dois continentes.

Durante o evento, executivos da companhia ressaltaram o papel fundamental que o mercado brasileiro desempenha na estratégia global da TAP. “O Brasil serviu muito bem a Companhia nos últimos 60 anos e vai continuar ainda melhor nos próximos 60”, afirmou Luís Rodrigues, CEO Global da TAP Air Portugal. Segundo ele, o país continua sendo um dos principais ativos da empresa, com grande potencial de expansão tanto para o turismo quanto para os negócios.

A celebração, com um coquetel para imprensa e convidados, também marcou uma nova fase de crescimento da companhia no Brasil. Com a inauguração das rotas para Curitiba e São Luís, a TAP passa a operar em 15 destinos brasileiros, ampliando as opções de voos diretos para a Europa. A estratégia acompanha o aumento da demanda por conexões internacionais e reforça o compromisso da empresa em aproximar ainda mais os mercados brasileiro e europeu.

A história da TAP com o Rio de Janeiro ocupa um capítulo especial nessa trajetória. Em 17 de junho de 1966, a companhia realizou seu primeiro voo direto a jato entre Lisboa e a capital fluminense. Operado por um Boeing 707 batizado de “Santa Cruz”, o voo pousou no Aeroporto do Galeão transportando cerca de 80 passageiros. A data foi escolhida em homenagem à histórica travessia do Atlântico Sul realizada pelos aviadores portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho, exatamente 44 anos antes.

Ao longo das últimas seis décadas, Lisboa e Porto consolidaram-se como importantes portas de entrada para brasileiros que viajam à Europa, enquanto a TAP desempenhou papel relevante no desenvolvimento do turismo, dos intercâmbios culturais e das relações econômicas entre Brasil e Portugal. A companhia tornou-se uma das principais transportadoras internacionais para os viajantes brasileiros, conectando o país a dezenas de destinos europeus por meio de sua malha aérea.

Rio Restaurant Week segue até 21 de junho com menus especiais inspirados nas cozinhas dos países campeões do mundo

A 31ª edição da Rio Restaurant Week segue movimentando a cena gastronômica carioca até o dia 21 de junho. Com o tema “A Cozinha dos Campeões“, o festival reúne restaurantes de diferentes regiões da cidade em uma celebração de sabores inspirados nos países vencedores da Copa do Mundo. A proposta é convidar chefs e casas participantes a explorarem referências culinárias internacionais, proporcionando ao público uma verdadeira viagem gastronômica sem sair do Rio de Janeiro.

Consolidado como um dos principais eventos gastronômicos da cidade, o festival oferece menus completos com entrada, prato principal e sobremesa a preços especiais. Os valores variam entre R$ 59,90 e R$ 149,90, distribuídos nas categorias Tradicional, Plus, Premium e Diamond. Nesta edição, uma das novidades é o Menu Kids Week, criado especialmente para o público infantil, com valor sugerido de R$ 39,90.

A expectativa é superar a marca de 64 mil menus vendidos durante o evento, gerando um impacto econômico estimado em cerca de R$ 10 milhões para a cidade.

Pelo segundo ano consecutivo, os participantes podem contribuir com o INCAvoluntário por meio da doação de R$ 2 por menu vendido. Os recursos ajudam a financiar ações de apoio a pacientes em tratamento oncológico e seus familiares.

A programação completa, com todos os restaurantes e cardápios desta edição, está disponível no site oficial do festival.

Rio2C 2026 reúne grandes nomes da criatividade e aposta em inovação, audiovisual e creator economy 

Rio2C 2026 na Cidade das Artes, Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro volta a receber um dos maiores encontros de criatividade da América Latina, o Rio2C 2026, que acontece entre os dias 26 e 31 de maio, na Cidade das Artes. O evento reúne profissionais dos setores de audiovisual, música, publicidade, tecnologia, moda, games e inovação em uma intensa programação de palestras, painéis, rodadas de negócios e mentorias. 

Reconhecido como o principal encontro da economia criativa da região, o Rio2C está dividido em Summit, Conferências, Mercados e Festivalia, promovendo debates sobre tendências globais e os desafios contemporâneos da indústria criativa. A expectativa é repetir os números expressivos da edição anterior, que reuniu mais de 53 mil participantes, cerca de 2 mil palestrantes e 21 palcos temáticos. 

Entre os destaques da programação estão os painéis voltados à creator economy e às novas formas de consumo de conteúdo digital. Um dos debates mais aguardados aborda como criadores transformam conteúdo em propriedade intelectual e palestras sobre IA. Outro painel discutirá o futuro da creator economy, com executivos de grandes plataformas e empresas do setor analisando tendências, monetização e os rumos do mercado de influência. 

O audiovisual também ocupa espaço central na programação deste ano. Temas como narrativas contemporâneas, impacto das histórias regionais e inovação nos formatos de produção serão debatidos por executivos da TV Globo, Globoplay, produtores e diretores renomados. A programação inclui ainda mentorias especializadas para profissionais do setor. 

Moda, comportamento e experiências imersivas também aparecem entre os temas do Rio2C 2026. O Summit Fashion System promove conversas sobre o futuro da moda, consumo e identidade cultural, enquanto outros painéis discutem como experiências sensoriais e emocionais se tornaram fundamentais para a conexão entre marcas e público. A programação ainda contempla debates sobre games, esportes, branding, inteligência criativa e inovação tecnológica. 

Além do conteúdo, o Rio2C reforça o posicionamento do Rio de Janeiro como polo estratégico da economia criativa global. Durante seis dias, executivos, criadores, artistas, empreendedores e marcas internacionais circulam pela Cidade das Artes em uma agenda intensa de networking e negócios. Confira a programação.

Plaza Premium Group leva nova exposição artística às salas VIP do RIOgaleão

Plaza Premium no Galeão, Rio de Janeiro

Plaza Premium Group ampliou seu projeto cultural no RIOgaleão e acaba de inaugurar uma nova ocupação artística em suas salas VIP no aeroporto carioca. A iniciativa integra o programa global Proudly Local, criado para aproximar arte, cultura e experiência de viagem, transformando os lounges em espaços de conexão sensorial e contemplação para passageiros em trânsito.

A nova exposição, intitulada “A Trama da Presença”, foi desenvolvida pela artista Neida Freitas Aboud em parceria com o Atelier Chames Bio. A mostra ocupa o Plaza Premium Lounge Internacional, localizado na área restrita do Terminal 2, e propõe uma experiência que une arte têxtil, sustentabilidade e identidade brasileira. Em meio ao movimento intenso do aeroporto, a instalação convida os viajantes a uma pausa mais contemplativa antes do embarque.

A ação reforça o posicionamento do Plaza Premium Group de transformar suas salas VIP em espaços de experiências culturais autênticas. A exposição apresenta séries como “Guanabara” e “Cura”, que abordam temas ligados à memória, território, espiritualidade e regeneração ambiental, além de explorar o reaproveitamento de materiais. A proposta curatorial busca valorizar artistas locais e criar uma conexão mais profunda entre os passageiros e o destino visitado.

Com duração prevista até o fim de julho, a ocupação artística também se estende a outras salas VIP do grupo no aeroporto. Segundo Fernanda Lemos, gerente-geral do Plaza Premium Group na América Latina, a proposta é expandir o conceito de hospitalidade contemporânea para além do conforto tradicional. “A arte é um dos caminhos mais potentes para criar conexões verdadeiras com o viajante”, destaca. A iniciativa consolida o Plaza Premium Lounge como um espaço que vai além da jornada aérea e incorpora cultura, bem-estar e experiências sensoriais ao universo das viagens.

Fórum Atlântico de Turismo – Portugal e Brasil – acontece em São Paulo

Fórum Atlântico de Turismo – Portugal & Brasil reúne, no dia 13 de abril, no Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel, algumas das principais lideranças do setor turístico dos dois países para discutir estratégias de integração, promoção internacional e novas oportunidades de negócios. Promovido pela Fundação Luso-Brasileira, o encontro propõe ampliar o diálogo entre Brasil e Portugal, reforçando laços históricos e explorando o potencial de crescimento dos fluxos turísticos.

A abertura contará com a participação de Paulo Campos Costa, seguida pelo painel inaugural “Portugal & Brasil – Viagens que nos ligam”, com Bruno Reis e Lídia Monteiro, que abordarão estratégias de promoção conjunta dos destinos. Na sequência, o tema investimentos ganha destaque com a palestra de Emanuel Silva, trazendo uma análise sobre o papel dos fundos no desenvolvimento do turismo.

Entre os debates centrais, o Painel 1, dedicado ao desenvolvimento dos fluxos turísticos, reúne nomes como Pedro Ribeiro, Carlos Antunes, Catiane Seiff e Ronnie Correa. Já o Painel 2 discutirá a organização público-privada na promoção internacional com Manuel DiPietro, António Valle, Luis Pedro Martins e Rui Ventura.

O evento foi realizado no hotel Intercontinental São Paulo

Temas contemporâneos também marcam a programação, como o Painel 3, sobre longevidade e wellness, com José Magroe Rochele Silveira, e o Painel 4, que aborda inovação no turismo, reunindo Marco Amaral, André Gomes e Bernardo Correia de Barros. O encerramento fica por conta do Painel 5, dedicado à cultura como produto turístico, com José Pedro Carvalho, Álvaro Covões, Marcello Dantas e Roberta Medina, seguido da participação de Pedro Machado no encerramento oficial.

SAHIC 2026 destaca branded residences, turismo de luxo e acontece novamente no Fairmont Rio de Janeiro

SAHIC 2026 apresenta como um dos temas a redefinição do luxo

O Rio de Janeiro será palco, entre os dias 22 e 24 de março de 2026, da 20ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum Latin America & The Caribbean, um dos principais encontros de investimento em turismo e hotelaria da América Latina. Em sua edição comemorativa, o evento acontece novamente no Fairmont Rio, em Copacabana, e traz como principal novidade um foco ampliado nas chamadas branded residences, modelo que integra hospitalidade, turismo e mercado imobiliário.

A escolha do tema reflete uma tendência global. Estimativas do setor indicam que esse tipo de empreendimento deve ultrapassar 900 projetos no mundo até 2026, praticamente dobrando em menos de uma década. Na América Latina e no Caribe, o crescimento é acelerado, impulsionado por destinos como São Paulo e Cidade do México, que atraem investidores interessados em ativos que combinam operação hoteleira e valorização imobiliária.

Para Arturo García Rosa, presidente e CEO do evento, o avanço desse modelo representa uma transformação no setor. “A hospitalidade está passando por um processo de convergência com o mercado imobiliário e com a experiência de marca. A América Latina e o Caribe estão deixando de ser apenas mercados emergentes para se consolidarem como plataformas estratégicas de investimento em hospitalidade”, afirma.

A programação da edição 2026 foi estruturada para refletir esse novo cenário. Ao longo de dois dias, mais de 50 painelistas participarão de debates sobre financiamento de projetos, desempenho hoteleiro, sustentabilidade, inovação tecnológica e tendências de consumo. Temas como ESG, reposicionamento de marcas e a redefinição do conceito de luxo também estarão em pauta, evidenciando a integração cada vez maior entre turismo, urbanismo e desenvolvimento econômico.

Pedro Simões (Invest Rio) apresentou a sessão sobre oportunidades de investimentos
no Rio de Janeiro

Além do conteúdo técnico, o evento aposta em uma dinâmica voltada à geração de negócios. Estão previstas sessões de networking, reuniões individuais entre investidores e executivos e rodadas de negócios. A expectativa é reunir mais de 350 participantes de mais de 15 países, incluindo redes hoteleiras, incorporadoras, bancos multilaterais, consultorias e representantes do poder público.

A escolha do Rio de Janeiro como sede reforça o posicionamento da cidade como hub internacional de turismo e investimentos. “Voltar ao Rio não é coincidência. É uma decisão estratégica, em uma cidade vibrante e conectada ao mundo”, destaca García Rosa. O evento também conta com apoio de instituições como a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Riotur e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O cenário positivo do setor reforça o otimismo em torno do encontro. Dados recentes indicam que a América Latina deve registrar a abertura de mais de 125 novos hotéis em 2026, consolidando o turismo como um dos principais motores de desenvolvimento econômico da região. Nesse contexto, o SAHIC se firma como um espaço estratégico para conectar projetos, investimentos e oportunidades no mercado de hospitalidade.

TurisMall estreia em 2026 e coloca o Rio de Janeiro no centro das discussões globais do turismo

O Rio de Janeiro receberá, entre os dias 12 e 14 de março de 2026, a primeira edição do TurisMall – Plataforma Multieventos de Turismo, Negócios e Inovação. A iniciativa surge com a proposta de posicionar o Brasil como protagonista nas discussões internacionais sobre turismo, investimentos e desenvolvimento econômico. Com formato que reúne fóruns, encontros institucionais e espaços de networking, o evento pretende aproximar governos, investidores, lideranças empresariais e especialistas do setor.

Evento TurisMall no Roxy Copacabana

A programação será realizada em alguns dos principais espaços culturais e institucionais da cidade, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Copacabana Palace, a Casa Firjan e a Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Entre os participantes confirmados estão nomes de destaque do turismo internacional, como Terry Dale, presidente e CEO da USTOA (United States Tour Operators Association), que representa os principais operadores turísticos dos Estados Unidos; Ray Bloom, fundador do IMEX Group; Simon Mayle, diretor global da ILTM (International Luxury Travel Market); e Jon Hall, conhecido mundialmente como “Mad Dog”, referência em tecnologia aberta, inovação e transformação digital. Também integra a programação Leandro Sur, representante da Canton Fair, considerada a maior feira multissetorial do mundo, realizada anualmente na China.

De acordo com Mônica Medeiros, empresária e idealizadora do projeto, o TurisMall foi concebido para gerar impacto econômico e fortalecer a imagem do Rio como destino estratégico para grandes eventos de negócios. “O Rio já é um destino turístico consolidado. A proposta agora é ampliar esse potencial e posicionar a cidade também como um polo de inovação, investimentos e diplomacia internacional no turismo”, afirma.

A programação inclui uma série de fóruns temáticos voltados ao futuro do setor. O Museu do Amanhã sediará o Fórum de Turismo, com atividades voltadas a agentes e operadores, além de estandes de empresas e destinos para geração de negócios. O MAR receberá o Fórum de Audiovisual e Turismo, reunindo especialistas para discutir o papel das produções audiovisuais na promoção de destinos. Já a Associação Comercial do Rio de Janeiro será o espaço dedicado à inovação, com a participação de startups e plataformas tecnológicas. A agenda inclui ainda o Fórum China-Brasil de Comércio e Turismo, na Casa Firjan, voltado à ampliação das parcerias entre os dois países e ao fortalecimento do fluxo de investimentos e visitantes internacionais.

Almoço TurisMall e Lide no Copacabana Palace

O evento contará com uma edição especial do LIDE RJ dedicada ao protagonismo feminino: o Mulheres no Comando. O encontro acontece no dia 12 de março, no Copacabana Palace, e contará com 80 lideranças do turismo, da gestão pública e da iniciativa privada, para debater inovação, desenvolvimento, novos rumos da indústria no Brasil e como grandes eventos impactam no turismo de uma cidade. 

Rio de Janeiro será a cidade convidada do Madrid Fusión 2026

Chefs representam o Rio de Janeiro em Madri (Foto: Reginaldo Teixeira )

O Rio de Janeiro acaba de conquistar um espaço de destaque no cenário internacional da gastronomia. A cidade será a convidada de honra do Madrid Fusión Alimentos de España 2026, um dos mais importantes congressos gastronômicos do mundo, que acontece entre os dias 26 e 28 de janeiro, na capital espanhola. Em sua 24ª edição, o evento reunirá chefs estrelados, profissionais do setor e jornalistas especializados.

Durante os três dias de programação, uma comitiva de chefs cariocas apresentará ao público internacional a diversidade, a criatividade e a identidade da cozinha do Rio — dos sabores afetivos e populares às expressões contemporâneas do fine dining autoral. A participação faz parte de uma estratégia mais ampla da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, para posicionar a cidade como um destino gastronômico global.

Nos últimos anos, o Rio vem consolidando essa presença internacional ao sediar eventos de grande repercussão, como o Latin America’s 50 Best Restaurants, em 2023 e 2024, e ao integrar novamente o roteiro do Guia Michelin, com avaliações previstas até 2026. Em outubro passado, a cidade também fez história ao se tornar a primeira da América do Sul a ser convidada do San Sebastián Gastronomika, no País Basco, outro fórum de peso da gastronomia mundial.

Para a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, estar no maior congresso do setor no mundo é uma oportunidade estratégica de mostrar que o Rio vai muito além do turismo de sol e praia, fortalecendo a economia local e suas cadeias produtivas.

A programação contará com nove chefs representando diferentes vertentes da gastronomia carioca. No auditório principal do congresso, sobem ao palco Rafa Costa e Silva, do Lasai (duas estrelas Michelin), e Claude Troisgros, um dos nomes mais emblemáticos da cena local, acompanhado por Jéssica Trindade, chef do Chez Claude e do Madame Olympe. Já no Madrid Fusión Experience, espaço dedicado a experiências sensoriais e degustações, participam João Paulo Frankenfeld, da Casa 201 (uma estrela Michelin), e Gerônimo Athuel, do Ocyá, que também integra debates sobre o futuro da gastronomia.

A diversidade da programação inclui ainda Paula Prandini, do Empório Jardim, que falará sobre a confeitaria carioca no espaço Pastry, enquanto a Cachaça 7 Engenhos representa o Rio na Wine Edition, dedicada às bebidas. No estande oficial da cidade — um espaço de 100 metros quadrados pensado para recriar o espírito descontraído dos botequins cariocas — o público poderá vivenciar uma verdadeira imersão no lifestyle do Rio, com café da manhã, almoço, caipirinhas no happy hour e cooking shows ao vivo.

O cardápio servido no estande, na sala VIP e no coquetel de abertura será assinado por Kátia Barbosa (Aconchego Carioca e Sofia), Monique Gabiatti (Polvo Bar, Polvo Marisqueria e Belisco) e João Diamante (Dois de Fevereiro). O trio também participa de workshops e apresentações no HUB 360, espaço voltado à interação direta com o público, reforçando o protagonismo do Rio no diálogo global sobre o futuro da gastronomia.