Roteiro Caminhos de Pedra completa 30 anos

Roteiro Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves (RS)

O Roteiro Caminhos de Pedra é um trecho de 12km que é patrimônio histórico do estado do Rio Grande do Sul. Idealizado pelo empresário Tarcísio Michelon e pelo arquiteto Júlio Posenato, o roteiro passou a ser concebido quando foi feito um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves no ano de 1987. Vislumbraram ali um grande potencial turístico e a possibilidade de resgate da história e cultura da região. O roteiro é considerado um museu vivo, o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em uma área rural no País.

Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com cerca de 70 associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, recebe uma visitação média anual de 100.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui mais de 28 pontos de visitação que destacam arte, gastronomia e riqueza histórica.

Em viagem a Bento Gonçalves, conhecemos alguns dos atrativos do roteiro.

1- Casa da Ovelha: local com degustação de queijos e doce de leite. Além de ter uma ampla loja com produtos diversos da marca, a casa tem atividades de visitação às ovelhas, ordenha e pastoreio.

2- Casa da Memória Merlin – um centro cultural com história e objetos de imigrantes que moraram na região.

3- Ferraria Ferri – espaço com apresentação do ofício da ferraria, importante na economia da região, com diversos equipamentos e ferramentas. O local tem ainda uma loja para degustação do licor Nono Fino e venda de souvenires.

4- Parque Domadores de Pedra – espaço ao ar livre para visitação de obras de diversos artistas em pedras. Um projeto da DallOnderTur e do hotel Dall’Onder ( sediado no centro de Bento Gonçalves).

5- Casa do Tomate e restaurante Del Pomodoro – casa tradicional da arquitetura italiana feita com pedras basálticas. Vende produtos à base de tomate e tem, ao lado, um restaurante casa de culinária típica italiana – Del Pomodoro – que oferece um menu completo com pães e pastas, saladas, polenta mole, costelinha, vinhos, dentre outras delícias.

Fizemos o roteiro na press trip organizada pela agência Conceito. E para tornar esse passeio ainda mais especial fomos num lindo e antigo ônibus escolar canadense da @revivere_turismo que, junto a DallOnderTur, realiza experiências e passeios diferenciados em Bento Gonçalves e região.

Um comentário em “Roteiro Caminhos de Pedra completa 30 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s