Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes realiza masterclass e almoço para convidados no Rio de Janeiro

Vinhos verdes servidos em degustação
no Rio de Janeiro

Gastronomia, enoturismo e cultura. Esses são alguns dos pontos fortes da região portuguesa dos Vinhos Verdes, demarcada desde 1908. A Comissão de Viticultura da Região realizou no restaurante Giuseppe Grill, no Leblon, zona sul carioca, uma masterclass com o jornalista Alexandre Lalas e a sommeliére Cecília Aldaz, seguida de almoço. O evento foi fechado para imprensa e profissionais do setor e foram apresentados dezessete rótulos para degustação.

Cecília Aldaz e Alexandre Lalas
durante a masterclass

Esse evento passa por quatro capitais brasileiras (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo), entre 25 de setembro e 2 de outubro. Nesse evento, os convidados assistiram também a a apresentação sobre a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, os selos de referência nos rótulos, e vendas dos vinhos no Brasil e no mundo.

O evento – fechado para convidados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo – contaram com uma degustação vertical seguida de almoço harmonizado. Os palestrantes apresentaram toda a complexidade dos vinhos da região e as infinitas possibilidades de harmonização a gastronomia brasileira.

João Pires, da Quinta São Gião

Para João Pires, administrador da Quinta São Gião “comunicar sobre a região dos Vinhos Verdes como uma região madura, onde encontramos diferentes interpretações de vinhos brancos, tintos, rosados, espumantes, é um enorme prazer. Mostramos aqui o que fazemos na Quinta São Gião, a nossa identidade, trabalhando vinhos em pequenas quantidades mas que se apresentam como vinhos verdes estruturados e com ótima capacidade de envelhecimento. Estamos desenvolvendo um projeto de enoturismo, que contempla uma ligação aos investimentos que temos em obras de arte e o trabalho minucioso que fazemos na vinha e na adega.Esperamos que os nossos vinhos no Brasil proporcionem belos momentos e esperamos também brindar com todas as visitas na nossa adega, em Guimarães”.

Deixe um comentário