
A localização é perfeita: uma vista completa da praia de Copacabana e um por do sol de tirar o fôlego num dos cartões postais da cidade maravilhosa. Assim é o Café 18 do Forte, uma casa que existe há 13 anos dentro do Forte de Copacabana. O local foi inaugurado pela quituteira Teresinha Araújo que começou como pequena empreendedora e depois concretizou o sonho de um café muito charmoso junto com seu filho, Eduardo Araújo, também sócio do Quartinho, Pope e Chanchada – restaurantes também da zona sul carioca.
O Café 18 do Forte hoje não é apenas conhecido como um dos principais destinos do Rio para tomar café da manhã e brunch com uma vista privilegiada. A casa foi premiada na recente edição do evento da revista Prazeres da Mesa, como melhor café da manhã e também do Prêmio Comer & Beber da Veja Rio de 2021.



O cardápio prioriza ingredientes selecionados vindos de pequenos produtores e oferece opções para todos os momentos do dia. Para começar o dia, a aposta da casa é o Café do Forte, servido com pães quentinhos do dia acompanhados por manteiga, avocado cream, frios, pães de queijo da canastra. O clássico banana bread (pão de banana), a panelinha de ovos orgânicos mexidos e farofa de bacon, o iogurte com granola artesanal com frutas, também fazem parte do menu. E, é claro, as bebidas quentes: espresso duplo, filtrado duplo, machiatto, chocolate quente e capuccino.
Para o brunch são 10 sugestões de destaque no menu, como panquecas, waffle, bagel, straccciatella e ovo trufado. Tem também drinques leves além de espumantes, vinhos tintos, brancos e rosés para acompanhar.


Já pela tarde até início de noite – 12h às 19h – a dica é o almoço com saborosos pratos, entre entradas como a dupla de bolinho brisket, principais como o pescado o dia, o tradicional Picadinho Tapajós e para sobremesa o delicioso e bem servido bolo gelado de coco, criação da dona da casa.
Café 18 do Forte: Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 01 – posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro. De terça a domingo de 10h às 19h.