Herdade do Esporão oferece experiência única em enoturismo e tem restaurante premiado

Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz ( Portugal)

A Herdade do Esporão, tradicional e reconhecida vinícola, fica em Reguengos de Monsaraz, cidade a cerca de 50 minutos de carro de Évora ( Portugal), próxima à fronteira com a Espanha.

O local, aberto em 1997, oferece experiências de enoturismo e gastronomia. No Esporão, os elementos naturais são os principais aliados dos enólogos na construção de sua identidade e sabor.

Nos sete solos da Herdade foram plantadas castas bem adaptadas às condições climáticas da região. Nestes solos, se desenvolvem os microrganismos essenciais à decomposição da matéria orgânica. Assim, as raízes absorvem nutrientes cruciais para uma vinha saudável. A agricultura orgânica permite a propagação de insetos auxiliares, fundamentais no controle de algumas pragas.

O Esporão é uma das marcas de vinho mais conhecidas e muito consumida por brasileiros. O tour guiado permite ao visitante conhecer a história da marca, as adegas e a produção local, além de oferecer uma degustação de rótulos ao final.

Na Adega Monte Velho e na Adega dos Lagares, conhecemos os processos de produção dos vinhos e ao final provamos dois vinhos brancos e dois vinhos tintos (Esporão Colheita Branco e Tinto e Esporão Reserva Branco e Tinto).

Aberto também em 1997 e integrado na Herdade do Esporão, o restaurante é um espaço clean e elegante que oferece belo espaço externo , junto à natureza. Com uma esplanada e vista sobre as vinhas, a decoração e a arquitetura do espaço são marcadas por materiais locais, privilegiando a sua autenticidade.

A cozinha de ‘terroir’ é o conceito de trabalho do restaurante que tem a qualidade do produto como foco de tudo que é feito. A casa prioriza o produto alentejano, português e sazonal. Os ingredientes vem sobretudo das hortas biológicas da Herdade ou são de produtores locais e nacionais. A cozinha do restaurante é sustentável e zero-waste.

O chef da casa é Carlos Teixeira, de 29 anos de idade e uma paixão enorme pela gastronomia. Em 2022, o restaurante foi reconhecido com uma Estrela Michelin e uma Estrela Verde pelo Guia Michelin.

Durante um almoço com vista para as vinhas, o visitante pode optar por um menu de degustação de cinco ou sete momentos, harmonizado com vinhos. Há também opções a la carte, com couvert, entradas, pratos principais e sobremesas e o restaurante oferece refeições para crianças.

É fundamental fazer reserva pelo site para a visita, o tour e também o restaurante. Dica : para fazer a visita reserve um táxi ou transfer a partir da rodoviária ou da estação de trem em Évora ( são pontos fáceis para ir para lá a partir de Lisboa).

Herdade do Esporão– Apartado 31. Reguengos de Monsaraz. Évora. Alentejo, Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s