O Rota Rio, festival que celebra a diversidade gastronômica do estado, chega à cidade do Rio de Janeiro pela primeira vez entre os dias 22 a 24 de novembro, no Lagoon. A proposta é oferecer ao público uma verdadeira viagem a bordo dos sabores de sete regiões do mapa fluminense. Botecos famosos, restaurantes de chefs premiados e grandes nomes da comida de rua estarão com seus quiosques às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e apresentarão ao público um cardápio variado: desde lanches tradicionais até pratos assinados, sem esquecer de sobremesas irresistíveis. Além disso, o evento contará com cervejarias artesanais, feira de artesanato, shows e uma área de recreação para as crianças. Tudo isso com entrada gratuita.
“A ideia central do Rota Rio é conectar o interior com a capital, destacando o que há de melhor na gastronomia fluminense. Queremos que as pessoas conheçam os sabores e tradições que muitas vezes estão logo ali, em cidades próximas, mas que não têm a visibilidade que merecem”, explica Marcelo Piuí, um dos idealizadores do evento.
A curadoria gastronômica está nas mãos de Jack Marini, que selecionou estabelecimentos que representam a diversidade de sabores do estado. “Combinamos comida de rua e petiscos com DNA carioca, como o Bar da Frente, o Bar da Gema e a chef Katia Barbosa, que trará seu famoso bolinho de feijoada, hoje um patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro”, comenta Jack. A curadora acredita que o evento vai reunir diferentes vertentes da culinária num mesmo espaço. “A seleção também inclui restaurantes de chefs com influências internacionais, como o francês Frederic Monnier, e achados imperdíveis da cena gastronômica, como o Dom Costela, da Zona Oeste. Teremos também o Jimmy Ogro, que é um verdadeiro entusiasta e promotor da comida de rua carioca”, completa.
A programação do Rota Rio inclui ainda feira de artesanato e uma área infantil com atividades exclusivas para as crianças. Para embalar o evento, shows musicais revezam os dois palcos, com curadoria do Sesc, durante todo o final de semana. Nomes como Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho), o grupo de samba de raiz Casa de Marimbondo, a banda Devir e muitos outros estão confirmados. Os apaixonados pela gastronomia também poderão se inscrever em workshops com os chefs participantes do evento.
O Rota Rio tem mais um diferencial: ele será o ponto culminante de uma série homônima com oito episódios – que estreou no dia 26/10, na Band. Ao longo da temporada, o público poderá acompanhar os bastidores da escolha dos restaurantes que participarão do evento.

Os chefs Kátia Barbosa e Jimmy Ogro estão entre os participantes confirmados no Rota Rio. (Crédito: Divulgação)
Com apresentação dos chefs Jimmy Ogro e Katia Barbosa, a série vai mostrar todo o processo de curadoria, desde visitas às cozinhas e aos produtores locais até a avaliação dos pratos que representarão suas respectivas regiões no festival. Cada episódio levará o espectador a uma verdadeira jornada pela diversidade culinária fluminense, explorando a riqueza de sabores, tradições e ingredientes que o estado oferece.
“O grande ápice acontece justamente no Rota Rio, quando todos os escolhidos ao longo da série se reúnem para oferecer suas especialidades. O evento se transforma, assim, em uma celebração final, não apenas para os visitantes, mas também para os espectadores que vão acompanhar a trajetória dos expositores no programa”, comenta Jack Marini.
Rota Rio – Data: 22 a 24 de novembro. Complexo Lagoon – Av. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ. Horário: Sexta, 14h às 02h; Sábado e Domingo, 11h às 23h. Entrada: Gratuita