Itália promove primeira etapa dos roadshows I Love Italian Wines no Rio de Janeiro

Evento foi realizado no Copacabana Palace

Começaram em 8/9, no Rio de Janeiro, os roadshows I Love Italian Wines, que terão edições também em São Paulo (10/9) e Belo Horizonte (12/9). O evento foi aberto na área de eventos do hotel Copacabana Palace com a presença do cônsul-geral da Itália, Massimiliano Iacchini, que destacou o fato de a primeira edição, realizada em 2022, ter contado com a presença de 20 produtores de vinho e a atual reunir 50 empresas.

O cônsul-geral da Itália, Massimiliano Iacchini, o palestrante Paulo Brammer e Francesa Galli, vice-diretora da Agência ICE

Os roadshows são organizados pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA – Italian Trade Agency) em parceria com a Milanez & Milaneze – empresa brasileira controlada pela VeronaFiereresponsável pela feira Vinitaly, em Verona (Itália), e a Wine South America, em Bento Gonçalves (RS).

Um dos destaques do evento foram as masterclasses. A primeira dela foi conduzida por Paulo Brammer, fundador de uma das principais escolas de formação em vinhos e destilados da América Latina, reconhecido internacionalmente pelo prêmio Future 50Awards. Ele escolheu doze rótulos, muitos dos quais desconhecidos dos participantes e dos brasileiros, como afirmou, ao iniciar sua apresentação pelos vinhos do centro da Itália.

Vinhos apresentados na 1a masterclass

Um deles foi o Molarella Val di Neto Bianco Pecorello2024, produzido, segundo ele, com “uva pouco conhecida aqui no Brasil. O vinho elaborado em região que  tem influência costeira apresenta  mineralidade em seu sabor”. A bebida fica cinco meses em tanque de inox e, depois, dois meses na garrafa. Outro destaque foi o L’AngelaDOC Sicilia Petir Verdot, produzido no sudeste da Sicília, local de concentração calcária com acidez clássica e uva que precisa de tempo para amadurecer.Brammer também apresentou o Lacryma Christi Rosso Chraté, da região da Campânia, produzido nas encostas do Vesúvio, em solo vulcânico e calcário. 

Os demais rótulos selecionados por ele foram MarcheBianco L’Orologio 2023; Traminer aromático Venezia Giulia 2022 produzido no nordeste do país europeu com acidez intensa; Stallone Primitivo di Manduria, um vinho maduro, concentrado e um dos mais populares no Brasil; e Eremo San Quirico -IrpinaCampi Taurasino 2019; além de vinhos da Toscana: Desiderio 2021 IGT Toscana 2020, Chianti Clássico Riserva, Toscana 2018 Solana, Brunello di Montalcino e Amarone Della Valpolicella Torre Falasco 2016.

Ao abrir a segunda masterclass, Francesa Galli, vice-diretora da Agência ICE, reafirmou o apoio a pequenas e médias empresas, dizendo que “divulgamos o setor de vinhos e outros produtos de excelência da Itália”. Esse evento foi comandado por Marcelo Vargas, um dos mais premiados sommeliers e educadores do Brasil com vinhos premiados pelo Merano Wine Festival e a colaboração de Karine Souza, Wine Hunter Ambassador do evento.

Vargas escolheu seis rótulos: Piemonte DOC Cortese, que apresenta um toque de limão siciliano; Bianco Toscana, produzido ao norte de Firenze; Vesuvio Lacryma Christi Bianco DOC Superiore 2022, fermentado em tanques de inox; Sua Signoria Umbria Bianco IGTcom um toque de caramelo; Cerasuolo Di VittoriaDOCG, com aroma de frutas vermelhas e toque terroso; e Cunedda Negroamaro Di Salento IGT, com aroma de mirtilo e também um toque terroso.

Dentre as novidades apresentadas no evento na área de expositores foram muito procurados os rótulos da vinícola italiana Allegrini, fundada em 1854 nas colinas de Valpolicella, que chega ao portfólio da Berkmann Wine Cellars no Brasil. Reconhecida por sua harmonia entre tradição, inovação e sustentabilidade, a marca consolidou seu estilo graças ao profundo respeito ao terroir da Valpolicella Classica, sendo hoje comandada pela sétima geração familiar.

Garrafa feita em papelão e apresentada pela vinícola Briziarelli

Uma curiosidade nessa edição do evento é a garrafa feita em papelão que pesa apenas 82 gramas e é preparada internamente para armazenar o vinho.   A novidade foi apresentada pela vinícola Briziarelli que prima por sustentabilidade em todos os seus processos. 

Deixe um comentário