
‘Design e indústria – a história da tradicional botica Granado’, é uma mostra que resgata a história de uma das mais tradicionais indústrias do Rio de Janeiro. Até 28 de janeiro de 2024 fica em cartaz em espaços da Casa Firjan, em Botafogo, zona sul carioca.
A exposição traz os principais acontecimentos da trajetória da marca, com embalagens, publicidade e vários documentos que contam a sua história.



Em mais de 250 peças de acervo da Granado, o público vai conhecer o desenvolvimento dessa centenária indústria de fármacos e cosméticos do Brasil, passando por seus produtos icônicos, clientes ilustres, além de entender sobre a produção e desenvolvimento da sua linha. Ao final está uma sala interativa sobre o universo da perfumaria.
“A Granado participou de várias fases da história do País. É muito bom poder comemorar esse momento dividindo a riqueza do nosso acervo com o público”, diz Sissi Freeman, diretora de Marketing Granado | Phebo.
A botica Granado Pharmácias foi fundada pelo português José Antonio Coxito Granado, na capital imperial no Rio de Janeiro (RJ). O tempo foi passando e a Granado permaneceu de portas abertas no mesmo lugar, na antiga Rua Direita – atual Rua Primeiro de Março, na época a rua mais movimentada da cidade. O que chama atenção é que foi com manipulação de extrato de plantas e ervas cultivadas no sítio Granado, que o fundador conquistou a família real de D. Pedro II, que decidiu condecorar a botica com o título de Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira. Desde então, a empresa modernizou seu complexo industrial e, atualmente, é uma das mais respeitadas e prósperas indústrias do segmento.
Exposição ‘Design e indústria – a história da tradicional botica Granado’. Até 28 de janeiro de 2024. Visitação: de terça a domingo, das 10h às 19h (entrada encerrada às 18h30). Entrada gratuita. Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, RJ.