Katz-sū é o novo restaurante do chef Bruno Katz no Rio de Janeiro

Chef Bruno Katz no novo Katz-sū

Bruno Katz é um dos chefs em destaque na gastronomia do Rio de Janeiro e no Brasil. Ser referência não se deve apenas a sua inovação e ousadia na cozinha, mas também por trazer novos projetos para a cidade.

Uma proposta diferente para quem ama ou quer conhecer mais sobre a culinária oriental é o seu mais novo restaurante, o Katz-sū. Despojado, com um cardápio interessante, drinks autorais que impressionam e um ambiente casual, a nova casa sob comando de Bruno Katz mistura sotaques cariocas e asiáticos, com as gastronomias tailandesa, coreana e japonesa.

“Sū” significa tempero e, colocado junto ao sobrenome do chef, batiza o restaurante inspirado na cultura oriental que carrega o propósito de ser disruptivo, se descolando de um asiático tradicional, tanto na decoração, quanto na gastronomia.

Localizado no Jardim Botânico, zona sul carioca, o Katz-sū tem capacidade para 88 pessoas, incluindo uma área externa. Assim como no cardápio, as influências do espaço também foram tanto orientais, com elementos que ganharam nova interpretação, quanto cariocas. O alumínio usado na fachada e o aço das cadeiras da varanda remetem às arquiteturas móveis, como carrinhos de pipoca, barracas e trailers, comuns no Rio e no sudeste asiático. As tubulações aparentes, o pé direito alto, a textura das paredes, os azulejos brancos a meia altura e a fita led que percorre o salão proporcionam um clima de street food. A varanda, com toldo retrátil e bancos laterais de madeira, lembra uma praça. E o chef apresenta esses detalhes, assim como a Culinária da casa, com grande entusiasmo de quem tem casa cheia com apenas quatro meses de funcionamento.

Do menu, merecem destaque o Ceviche Dae Jang, uma espécie de tiradito de peixe branco com leite de tigre de kimchi, coentro, cebola roxa e nori; o Hommus de edamame com wasabi sob conserva asiática de cogumelos com pão pita e azeite verde; as Asinhas Ling, tulipas de frango no sous-vide, glaze de gochujang e gergelim branco; e o Bao de Taiwan, barriga de porco sous-vide, kimchi, picles, bbq coreano, cebolinha e aioli de sriracha. As entradinhas são perfeitas para compartilhar.

A ala dos principais traz opções como o Arroz frito de porco, com ovo 63º, gohan, chilli crispy, kimchi, cenoura, milho, acelga, maionese kewpie e cebolinha; o Sū-missô ramen, com dumpling de porco, ajitama, caldo da fortuna, chilli oil, bok choy, furikake, cogumelos e nori; e o chorizo que leva ponzu, chilli crispy e arroz coreano. Este último acompanhamento também funciona como principal para vegetarianos, e vai com gohan, ovo perfeito, shitake, moyashi, kimchi, brócolis, sofrito oriental e gergelins torrados.

Na seção das sobremesas, Katz-sū Basca Cheesecake, com baunilha, doce de leite, sorvete de coco e matchá; Tamarindo Slurp, com ganache de chocolate branco, sorbet de tamarindo, pralinê de amendoim e calda de maracujá, além dos sorvetes e sorbets, todos feitos na casa e nos mais variados sabores, como melona com gengibre e limão, lichia com coco, maracujá com capim limão e rabanada asiática, com croutons de doces de sourdough, nibs e doce de leite de missô.

Drinques criados por Daniel Estevan para o Katz-sū

A carta de drinques, elaborada pelo mixologista Daniel Estevan, também tem influência oriental. Destaque para o Collins Nero, com gim, limão siciliano, calda de açúcar, conserva de gengibre nero e água com gás, para o Kanzen Negroni, feito com shochu, campari, vermute e ponzu, para o Mojito do Japa, com shochu, limão, calda de nori, sal, água com gás e para o Sour do China, de gim, purê de pera, limão taiti e matchá. Ainda nas bebidas, também estão disponíveis no cardápio opções de saquê, vinho, batida, cerveja e chope.

Katz-sū – Rua Von Martius, nº 325, loja F – Jardim Botânico. Rio de Janeiro. Funcionamento – terça a sábado, das 12h às 24; domingo, das 12h às 20h.

Deixe um comentário