A Serra da Mantiqueira é uma referência em produtos artesanais de qualidade, além de reunir várias cidades turísticas que oferecem ótimas opções de passeios e novas rotas de turismo enogastronômico.
Um evento para experimentar delícias da região que engloba cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais já é esperado anualmente. O festival do Pinhão acontece nesse ano entre 19 de abril e 28 de maio. Em vários destinos da Serra da Mantiqueira é possível participar de eventos gastronômicos.

A Associação Cozinha da Mantiqueira, sediada em Campos do Jordão(SP), que reúne bares, restaurantes, chocolataria, vinícola e cervejarias artesanais da Serra, nas cidades de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento de Sapucaí, realiza a terceira edição de seu festival gastronômico do Pinhão e, na mesma semana, lança o livro Sabor da Montanha, com receita de seus mais de 30 associados.
Para este festival os chefs prepararam deliciosos cremes e pratos principais de truta, cortes de carne premium, pato, massas recheadas, risotos, raclete e javali que ganharam molhos e acompanhamentos com pinhão. Bolos e sobremesas com a iguaria também estão entre as sugestões.
O Festival é uma ótima opção para curtir os feriados de abril e todo o mês de maio ou mesmo dar um passeio e curtir o melhor da gastronomia da montanha.



Elio Cucina Especiale, restaurante Cibo ( no hotel Quebra Noz) e Esquina do Djalma são algumas das casas participantes do festival. Fomos conferir os menus especiais do festival. No Elio Cucina são oferecidos uma entrada, um prato principal e uma sobremesa no festival: Caldo de pinhão com linguiça defumada e couve manteiga, Truta tropical – Filé de truta grelhado com crosta de ervas e pinhão acompanhado de purê de banana, e Paçoca de pinhão para sobremesa – Pinhão triturado e assado com açúcar e canela. No Cibo, o destaque é o Creme de Pinhão do Jordão – creme com pinhão e queijos da Serra da Mantiqueira. Já no Esquina do Djalma, a criação para o festival é a mousse de nutella com praliné de pinhão e pipoca de arroz selvagem.
Acesse @cozinha.mantiqueira e conheça todos os participantes do Festival.
Já salvei a dica do Elio Cucina em Campos do Jordão. Adorei saber do Festival gastronômico mas não sei se poderei ir nesse período
CurtirCurtir