
O Cristo Redentor é muito mais do que um ponto turístico da cidade maravilhosa. É um ícone do Rio de Janeiro, uma obra arquitetônica referência no mundo, é um dos principais cartões postais da cidade e uma das Sete Maravilhas do mundo moderno. Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o monumento Cristo Redentor tem vários simbolismos e encanta cariocas e turistas do mundo inteiro a partir de um dos pontos mais altos da cidade.
Uma obra literária apresenta a história do Cristo Redentor em artigos de acadêmicos e especialistas que relatam a dimensão teológica e a beleza do monumento. Dividida em 13 capítulos, a obra “O Cristo Redentor Universal” é fruto de uma parceria entre a Paulus Editora e a Editora PUC Rio, do Rio de Janeiro (RJ), por ocasião dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor, comemorado em 2021.
O livro reúne artigos de acadêmicos e especialistas, como: Leonardo Agostini Fernandes, Gilvan Leite de Araújo, Heitor Carlos Santos Utrini, Cláudio Vianney Malzoni, Waldecir Gonzaga, Sérgio Albuquerque Damião, Ney de Souza, Antonio Manzatto, Konrad Körner, Francilaide de Queiroz Ronsi, Cesar Augusto Kuzma, Wilma Steagall De Tommaso, Pedro Siqueira. A obra conta ainda com o prefácio do cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-chanceler da PUC-Rio.
De acordo com os organizadores, a estátua do Cristo Redentor possui, em sua história, em seu simbolismo e em sua localização, elementos que ainda não tinham sido abordados pela teologia em caráter sistemático. Por isso, a equipe convidou os autores e autoras a promover uma reflexão mais ampla e inédita sobre a representação. “O Cristo Redentor nos aponta para um caminho de subida, que se concretiza no crescimento de todas as pessoas. Essa viagem é uma peregrinação que nos convida sempre a renovar o desejo de buscar a Deus e de amar o próximo”, reflete Dom Orani.
As temáticas apresentadas na obra pretendem representar a riqueza multidisciplinar de capítulos inspirados nos textos do Antigo e do Novo Testamento, na história, na cristologia, na patrística, na espiritualidade, na escatologia, na ecoteologia, na estética, e na arte.
No ano passado outra obra literária foi lançada para também celebrar os 90 anos do Cristo Redentor, e foi a primeira obra da nova parceria editorial da Paulus. Junto ao Santuário Cristo Redentor, do Rio de Janeiro (RJ), a editora lançou “A espiritualidade do Cristo Redentor e as doze promessas do Sagrado Coração de Jesus”, que tem um conteúdo que remete as 12 promessas apresentadas por Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690).
O Cristo Redentor Universal
Organizadores: Alexandre Carvalho Lima Pinheiro / André Luiz Rodrigues da Silva
Coeditor: Editora PUC-RIO
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 344