Exposição As Aventuras de Alice apresenta mundo mágico inspirado na obra de Lewis Carroll

Exposição no Farol Santander ( SP). Foto: divulgação

Um livro, uma história nonsense e a presença no imaginário de crianças e adultos no mundo inteiro desde 1865. Essa é a data da primeira publicação de “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” , considerado um clássico. O livro apresenta a história da menina Alice que cai em uma toca de coelho e é transportada a um mundo maravilhoso, cheio de criaturas mágicas. A obra de Lewis Carroll – pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898)- é o tema da exposição em cartaz em São Paulo, no Farol Santander até o dia 25 de setembro.

A exposição “As Aventuras de Alice” começa no 24º andar do prédio icônico do centro da capital paulista, que já é referência em arte e resgate de parte da história da cidade. Com curadoria de Rodrigo Gontijo, a exposição reúne mais de 100 itens relacionados ao universo de Alice no País das Maravilhas, dispostos em uma área de 600m².

O primeiro ambiente da mostra apresenta a primeira edição do livro e dados da obra de ficção, além de informações do autor. Aos poucos, o real e o ficcional se misturam e levam o visitante para variadas experiências a partir do livro, no qual objetos e personagens “ganham vida”. São apresentados trechos da obra em animações que antecederam o cinema, criadas na Inglaterra do século XIX. 

Na segunda parte da mostra, no 23º andar do Farol Santander, se destacam pontos importantes de quatro capítulos do livro que se misturam com a história do cinema. Lá é possível acompanhar Alice por animações, stop-motion e filmes experimentais em instalações que incorporam fragmentos de 40 adaptações do livro para as telas.

Um dos ambientes mais instagramáveis da mostra é “Um Chá Maluco”, duas grandes instalações, uma com 20 TVs de tubo e outra com uma pilha de cadeiras, que contextualizam o encontro de Alice com o Chapeleiro Maluco e a Lebre.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 20h. Os ingressos custam R$30 (com acesso a todo o centro cultural Farol Santander) e estão à venda neste site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s