MEGA EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE O UNIVERSO CRIATIVO DE TIM BURTON

Exposição na Oca, no Parque Ibirapuera ( SP)

Quem não lembra de Edward Mãos de Tesoura e Noiva Cadáver?! Se você curtiu esse e outros filmes de Tim Burton, vai se encantar com uma exposição imperdível em São Paulo, que fica em cartaz até 14 de agosto. “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton” , na Oca, no Parque Ibirapuera é uma experiência surpreendente para os fãs do pintor, ilustrador e cineasta.

A exposição ocupa dois andares da Oca, numa área de 2600m2. Tem ilustrações de Tim Burton, áreas com mostra de filmes e experiências interativas surpreendentes apresentadas em 13 capítulos. São 13 ambientes de visitação e a mostra foi criada em homenagem aos 13 anos de lançamento do livro A Arte de Tim Burton. A mega exposição cria uma releitura sensorial das 434 páginas que compõem a obra, que é repleta de ilustrações do acervo pessoal do artista e de conceitos visuais de diversos filmes.

“É a mais abrangente antologia da obra do cineasta nos últimos quarenta anos”, ressalta Jenny He, curadora da exposição. “A medida em que o público adentra as imersivas e interativas experiências presentes nas diferentes galerias da exposição, a ilimitada criatividade e prolífica produção artística de Tim Burton se revelam intimamente”, destaca ela.

“Cada capítulo do livro aborda uma dimensão da imaginação artística na obra do Tim Burton. Um deles, por exemplo, investiga esse gosto que ele tem pelos bichos e como ele os desnaturaliza para criar aquelas figuras; outro trata dos palhaços e dos ventríloquos, e assim por diante. O livro é um objeto tridimensional, mas a gente o vê sempre da esquerda para a direita, vai passando as páginas, há uma certa limitação… O que fizemos nesta exposição foi ‘explodir’ isso no espaço”, conta Leo Rea Lé, responsável pela concepção e direção geral do projeto, ao lado de Naum Simão.

A Beleza Sombria dos Monstros apresenta temáticas, expografia, cenografia e tecnologias distintas, visando uma imersão profunda não somente na obra de Tim Burton, mas também em seu imaginário poético. Para criar a atmosfera desejada, foram utilizados recursos audiovisuais diversos, passando por projeções em tecido, teatro de sombras, anamorfose, espelho mágico, realidade virtual (VR), cinema 3D, entre outros.

Com mais de 50 anos de carreira, 23 premiações e 70 nomeações no currículo, dentre as quais duas indicações ao Oscar, Tim Burton tornou-se particularmente conhecido por sua estética peculiar. O diretor de Edward Mãos de Tesoura, Alice no País das Maravilhas, A Noiva-Cadáver, Dumbo e A Fantástica Fábrica de Chocolate explora universos fantásticos,

Exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 13 anos de A Arte de Tim Burton. Até 14 de agosto de 2022. Horários: De terça a domingo, das 9h às 21h. Capacidade: 750 pessoas simultaneamente. Duração: Em média, a visita dura 1h30. Local: Oca do Parque Ibirapuera. Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, S/n – Portão 3 – Vila Mariana, São Paulo. Classificação etária: Livre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s