
Em edição comemorativa de 20 anos, o The World’s 50 Best Restaurants anunciou em julho os 50 melhores restaurantes do mundo em 2022. A Casa do Porco, casa icônica dos chefs Janaína e Jefferson Rueda em São Paulo, aparece em sétimo lugar.
O restaurante de alta gastronomia caipira subiu dez posições em relação ao último ranking, chegando ao TOP 10 da premiação. A classificação foi anunciada em cerimônia presencial realizada em Londres, no Old Billingsgate. Lá Janaína e Jefferson celebraram a colocação e a presença crescente de restaurantes brasileiros na lista. “É sempre uma honra estar nesta lista ao lado de grandes chefs do mundo. E este ano estamos ainda mais contentes por ter a companhia do chef Alberto Landgraf celebrando com a gente a gastronomia brasileira entre as melhores do planeta, com a chegada do Oteque ao grupo dos 50 Best. Já somos seis entre os 100 melhores – com Dom, Lasai, Maní e o Evvai, do Luís Filipe Souza, que também entrou agora em 2022 – e esperamos que a cada ano tenhamos mais e mais brasileiros nessa festa, mostrando a qualidade da nossa cozinha”, afirmou o chef Jefferson Rueda.
A chef Janaína Rueda comenta sua emoção com esse reconhecimento: “entendo que a nossa missão enquanto cozinheiros é educar sobre a nossa cultura e a nossa história por meio da comida, e estar nessa lista é ter a cozinha popular brasileira e o que chamamos de ‘alta gastronomia caipira’ reconhecidas no mundo! Esperamos que a representatividade do Brasil no 50 Best siga se multiplicando, para que cada vez mais gente possa ser tocada pela diversidade dos nossos ingredientes, temperos e técnicas”.
O primeiro lugar do The World’s 50 Best Restaurants 2022 ficou com o dinamarquês Geranium, do chef Rasmus Kofoed.
Mais de mil especialistas anônimos do setor de restauração e da indústria de hospitalidade – com equilíbrio de gênero entre os votantes e cobertura de 27 regiões em todo o planeta – compõem o painel de votação que resulta na lista dos melhores restaurantes do mundo. Restaurateurs, escritores, críticos e bem viajados amantes da gastronomia votaram em 10 restaurantes cada, com a opção de escolher locais em sua região de origem ou além, dependendo de sua capacidade de viajar nos últimos 18 meses.