
A Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo, PROMPERU, apresenta no evento SAHIC Hotel and Tourism Investment fórum 2025 novidades em áreas para investimento em hotelaria em Lima, Cusco e Arequipa. O Rio de Janeiro sedia esse evento nos dias 24 e 25 de março no hotel Fairmont Rio.
O Peru é o segundo destino favorito de Investimento Estrangeiro Direto (IED) Turístico Global nos últimos cinco anos e um dos países considerados mais atrativos do ponto de vista turístico no mundo. As cidades de Lima, Cusco e Arequipa concentram várias opções de hotelaria e turismo.
O país está entre os 17 mais diversos do mundo quanto à flora e fauna. Cultura, gastronomia e a atração turística Machupicchu dão ao país reconhecimento e destaque mundial no setor de turismo. Outro ponto fundamental para atender ao crescente desenvolvimento turístico do Peru é contar com um novo terminal no aeroporto internacional Jorge Chávez, sendo um hub aéreo comercial do Pacífico.
Cabe destacar que Lima, a capital, foi fundada em 1525 e está localizada na Costa do Pacífico, sendo um importante centro que reúne ilustres exemplos da arquitetura monumental espanhola. Já Cusco, localizada ao sul do país, se destaca por ser a cidade mais importante da cultura inca. Foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983.E Arequipa, fundada em 1540, é conhecida como a Cidade Branca devido a sua arquitetura ser estruturada com uma pedra vulcânica branca chamada Sillar. A cidade fica situada entre três vulcões e tem um famoso ponto de visualização de condores, chamado Cañón del Conca.
No primeiro dia do evento SAHIC no Rio de Janeiro, o Diretor Daniel Cordova da PROMPERU fará uma apresentação sobre o tema “Posicionando a América Latina como um Destino Chave de Investimento em Meio às Mudanças Econômicas Globais”. O diretor de PromPeru informou que está em plena expansão a hotelaria em cidades como Lima, Cusco e Arequipa e que, nesse ano, está previsto o início de operação de um novo terminal no aeroporto internacional de Lima. “Isso aumentará em três vezes a capacidade de voos”, explica Daniel Cordova.
Para se ter uma dimensão do crescimento e desenvolvimento do turismo no Peru, o país recebeu entre 2023 até abril de 2024 mais de US$ 2,3 milhões em investimentos estrangeiros diretos nesse setor.

Romulo Acurio, Embaixador do Peru no Brasil e Carlos Garcia, Cônsul do Peru no Rio de Janeiro também marcaram presença no evento SAHIC para celebrar o novo momento do turismo no país.