
no Rio de Janeiro
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) abrirá as portas de um novo espaço cultural, no próximo dia 8 de março: o Museu do Jardim Botânico. O novo espaço amplo, moderno e interativo é aberto e gratuito ao público.
Criado para apresentar o Jardim Botânico como um centro de pesquisa e desenvolvimento científico de destaque mundial, o museu traz exposições, conteúdos interativos e ampla programação educativa e cultural. O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, contratado pela Shell, patrocinadora do projeto, é o responsável pela gestão do espaço.


tem entrada gratuita
O novo museu foi apresentado à imprensa e influenciadores antecipadamente com uma visita guiada. O espaço evidencia a importância histórica e cultural do Jardim Botânico, dando visibilidade às dimensões do trabalho realizado pelos botânicos: expedições de campo, pesquisa científica aplicada à conservação da biodiversidade e as atividades dos laboratórios.
Logo na entrada do museu, os visitantes conhecerão uma exposição de longa duração, concebida em colaboração com um comitê de funcionários e pesquisadores do JBRJ, que traz a essência do MJB através de mais de dez experiências. Um dos destaques é a obra “Sumaúma: Copa, Casa, Cosmos“, de Estevão Ciavatta com narração de Regina Casé, que promove uma imersão virtual na Sumaúma (Ceiba pentandra), árvore amazônica presente na coleção viva do JBRJ e carregada de simbolismos. Para muitos povos, ela é o lar de entidades divinas ou mesmo um portal que leva a diferentes mundos.



O espaço também apresenta instalações do artista brasileiro e ativista dos direitos indígenas Denilson Baniwa, além da exposição temporária “Mbae Kaá, o que tem na mata: Barbosa Rodrigues entre plantas e pajés“, sob a curadoria do SELVAGEM – ciclo de estudos sobre a vida.
Completam o museu: uma sala de leitura, que vai oferecer ao público diversos livros e versões digitais de obras raras do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues do JBRJ, que poderão ser folheados a partir de telas táteis; uma sala multiuso para encontros, palestras e eventos; e uma ampla programação educativa e cultural.
As visitas guiadas para o público estão previstas para iniciar a partir de abril.
Para Sérgio Besserman Vianna, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, “o museu mostra, com arte e excelência, o trabalho científico do JBRJ, fundamental para o enriquecimento da biodiversidade, com ênfase nas espécies ameaçadas de extinção, na imensa restauração florestal que o Brasil tem pela frente”.
Museu do Jardim Botânico. Abertura: sexta-feira, 8 de março, às 10h. Visitação: quinta a terça-feira (fechado às quartas-feiras). Horário de funcionamento: 10h às 17h, com a última entrada às 16h. Entrada gratuita mediante retirada de ingresso pelo site.
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008. Rio de Janeiro.
*Há bicicletários e estacionamento exclusivo para pessoas com severas deficiências de locomoção (veículos adesivados); permitida a entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas).