Restaurante Dona Chica em Campos do Jordão destaca culinária da Mantiqueira

Restaurante Dona Chica fica no Horto Florestal ( SP)

O restaurante Dona Chica é uma verdadeira atração no Parque Estadual Campos do Jordão ( mais conhecido como Horto Florestal). A casa existe desde 2013 e é um ponto de encontro após passeios e trilhas pelo parque. Os visitantes são levados a uma experiência rica em sabores, conceitos sobre sustentabilidade e resgate da memória afetiva através da gastronomia.

O restaurante tem vários ambientes, muitos ao ar livre, junto à natureza é cercado por uma horta própria. Logo na entrada há um lounge composto por pallets, sofás, redes e almofadas espalhados sobre a grama, além de mesas internas e externas para refeição e uma brinquedoteca construída apenas com materiais sustentáveis. Aos fins de semana oferecem atividades infantis monitoradas e uma divertida contação de histórias com o personagem Dona Chica. O restaurante tem ainda um empório onde é possível comprar várias delícias da região como mel, geleias, doces e vinhos.

Da horta são colhidos vários ingredientes para receitas do cardápio, a exemplo as PANC´s – plantas alimentícias não convencionais – como o peixinho da horta, o tomate de árvore e a fruta maria pretinha.

O cardápio conta com opções de petiscos, entradas, pratos principais e sobremesas, tudo muito artesanal. Para começar uma boa pedida é o Pout-Pourri: um mix de todas as entradinhas especiais da casa. Em seguida peça o Ancho Bassi com feijão tropeiro e legumes grelhados. O prato serve muito bem a duas pessoas e harmoniza com a Cerveja Gard, cuja fábrica artesanal fica um pouco antes da entrada. Não deixe de finalizar a refeição com o Brigadeiro de Capim Santo ou o Brownie de Arroz Piaguí (arroz produzido em Pindamonhangaba) que acompanha um gostoso sorvete caseiro.

O chef e proprietário do Dona Chica, Anderson Oliveira, nasceu em Campos do Jordão. É formado em hotelaria pelo SENAC e fez gestão de negócios de serviços alimentícios e gestão empresarial na FGV. Para o chef, a ideia de ter um restaurante dentro de uma reserva ambiental é uma forma de educação, ativação da agricultura familiar e encadeamento produtivo. “O restaurante rejeita produtos industrializados e prestigia produtos da Mantiqueira visando fortalecer a economia local, com um cardápio cuidadosamente elaborado e focado na gastronomia de resgate”, conta Anderson.

O chef proporciona – mediante reserva – uma experiência diferenciada na casa: Chef na Floresta, quando faz ao vivo pratos especiais na parrilla e no fogão a lenha, para um número de pessoas previamente definido.

Dona Chica Restaurante – Parque Estadual Campos do Jordão – Horto Florestal. SP. É preciso ingressar no parque ( é cobrado ingresso e estacionamento) para chegar ao restaurante. Abertos todos os dias das 11h30 às 17h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s