Dia do Vinho Argentino: Catena Zapata e Mistral celebram a data com o lançamento do Catena Appellation Lunlunta

No dia 24 de novembro, celebra-se o Dia do Vinho Argentino, uma data criada para valorizar a tradição, a cultura e a qualidade da vitivinicultura do país. Para marcar a ocasião, a importadora Mistral e a renomada vinícola Catena Zapata apresentam ao mercado brasileiro o Catena Appellation Lunlunta, um lançamento que chega para destacar o caráter único de um dos terroirs mais emblemáticos de Mendoza.

O novo rótulo é produzido com uvas provenientes de um vinhedo plantado em 1930, localizado em Lunlunta, sub-região de Luján de Cuyo, a 920 metros de altitude. Esse histórico vinhedo, considerado especialmente valioso pela família Catena, dá origem a um Malbec expressivo, elaborado especialmente para refletir as particularidades do terroir local.

Catena Appellation Lunlunta integra a linha Catena Appellation, cujas expressões são resultado de um amplo trabalho conduzido pelo Catena Institute of Wine. Desde 1995, o instituto se dedica a estudar profundamente as características dos vinhedos locais , evidenciando como solo, altitude e clima moldam o perfil sensorial e químico dos vinhos.

Para Laura Catena, enóloga e diretora-geral da vinícola, um grande vinho é aquele que “possui um caráter memorável e distintivo, que reflete seu lugar de origem e que envelhece bem”. Ela reforça que os estudos realizados pelo instituto comprovam que o terroir é, sim, um fenômeno real e mensurável. “Comprovamos que o terroir não é um mito e que ele se reflete na química e no sabor dos vinhos produzidos em diferentes parcelas de vinhedos.”, afirma.

Laura atribui esse caráter distintivo ao terroir montanhoso de Mendoza, marcado por intensa luz solartemperaturas frescas e solos aluviais de origem andina. Cultivadas nessas condições extremas, as uvas tendem a gerar vinhos de teor alcoólico mais baixoacidez vibrante e grande capacidade de guarda — características que têm colocado os vinhos argentinos entre os mais respeitados do mundo.

Imagem divulgação : Mistral /
Catena Institute of wine

A linha Catena Appellation segue o modelo borgonhês de valorização das vilas e denominações de origem, destacando as particularidades de sub-regiões específicas dentro dos dois principais distritos históricos de Mendoza: Valle de Uco e Luján de Cuyo. Cada rótulo da linha expressa com clareza a identidade de seu lugar, reforçando o compromisso da Catena Zapata com o estudo rigoroso do terroir e com a produção de vinhos que traduzem a paisagem e a cultura dos Andes.

Com o Catena Appellation Lunlunta, Catena Zapata e a Mistral ( que distribui os vinhos no Brasil) oferecem ao consumidor um exemplar que une história, ciência, tradição e inovação.

Deixe um comentário