
Pelo oitavo ano seguido, acontece a Mostra Tiradentes em Cena, evento que acontece na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, com espetáculos teatrais, de música, dança , exposições, dentre outros.
O cenário é on-line, mas não menos interessante. E é justamente nesse formato diferente, e com parte da audiência canalizada no meio virtual, que as cortinas irão se abrir – entre os dias 18 e 21 de novembro
A diversidade de apresentações e o intercâmbio entre artistas locais e grandes nomes do cenário nacional sempre fizeram parte do Tiradentes em Cena. Neste ano não será diferente.
Durante quatro dias serão apresentados espetáculos teatrais, música, dança, exposições, oficinas, intercâmbios e rodas de conversas que irão estimular a reflexão do pensamento e entreter o público, respeitando as normas da Organização Mundial da Saúde.
Neste momento de pandemia e isolamento, onde a classe artística foi uma das mais afetadas, faz-se necessário retomar a renda e a possibilidade de trabalho do meio artístico. “A produção do evento tem uma equipe formada por pessoas que acreditam na arte, na pluralidade, na diversidade e no poder de transformação e na inclusão da cultura”, explica a produtora do evento Aline Garcia.
A programação dessa edição reúne apresentações em diferentes espaços virtuais e físicos. O Largo do Museu de Santana será palco para a peça sobre a vida e obra de Solano Trindade, poeta e fundador do Teatro Popular Brasileiro. A dramaturgia é de Elisa Lucinda e da diretora Geovana Pires, e a interpretação de Val Perré. O sobrado Aimorés recebe “Prazer é Todo Nosso” com Juliana Martins e “Yabás e suas histórias”. A Performance 999 acontece no Beco da Igreja São João Evangelista com Carolina Correa, atriz, diretora, performer e Coordenadora Internacional do Corredor Latinoamericano de Teatro. Na dança, o Alto do São Francisco será palco para a professora Renata Mara, certificada pela DanceAbility International Foundation, sendo referência em práticas e estudos ligados à arte, educação, inclusão e acessibilidade.
O Tiradentes em Cena também abrigará a estreia oficial do monólogo “Parece que foi Ontem”, da Trupe Ventania, de Passos, que acontecerá em casarão na Rua Direita. E as ruas da cidade receberão intervenções que falam desse tempo e que conscientizam para o cuidado ao próximo. Além disso, haverá palhaçaria para alegrar a criançada.
O Festival Cenas Curtas, realizado em parceria com o ator e produtor Vinícius Cristóvão, será uma outra iniciativa dentro da Mostra para incentivar novos talentos, e também está de cara nova. Nessa edição o Cenas Curtas será todo online e voltado para a experimentação desse campo artístico, no qual teatro e audiovisual se entrelaçam. A edição do Cenas Curtas acontece em parceria com o Teatro em Movimento e o Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei (COTEA).
Para saber sobre a mostra, acesse os canais de 18 a 21/11:
YouTube: youtube.com/tiradentesemcena
Instagram: @tiradentesemcena
Site: www.tiradentesemcena.com.br
Twitter: @Tiradentes_Cena