
Acaba de ser lançado o guia Os Melhores Vinhos do Alentejo, uma publicação digital de 164 páginas dedicada a apresentar um panorama detalhado da região vitivinícola portuguesa de maior presença no mercado brasileiro. Assinado pelo jornalista e crítico de vinhos Marcelo Copello, o guia contempla desde aspectos históricos e geográficos até práticas contemporâneas de produção, com ênfase na sustentabilidade, nas castas autóctones e na tradicional vinificação em talha — método milenar reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO.
A publicação traz 200 vinhos criteriosamente degustados in loco, durante visitas técnicas realizadas por Copello às principais vinícolas da região. Os rótulos — divididos em 14 categorias — são comentados individualmente, classificados com o selo MC, e representam o que há de mais expressivo na produção de brancos, rosés, espumantes e tintos no Alentejo contemporâneo. O guia destaca também curiosidades e itens poucos conhecidos como os vinhos de talha e vinhos considerados Hors-Concours pelo autor.
Além das avaliações, o guia inclui informações completas sobre os produtores, com contatos diretos.
Marcelo Copello é autor de 7 livros sobre vinhos e de outros 4 guias digitais, além de ter extenso currículo construído em 35 anos de carreira no mundo do vinho.