Paço Imperial (RJ) inaugura programação de exposições  

No dia 3 de agosto, das 14h às 18h, o Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (CCPPI), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), inaugura uma nova programação de exposições. O espaço fica no Centro do Rio de Janeiro e o roteiro é formado por mostras individuais de renomados artistas brasileiros e por duas exposições coletivas. Com entrada gratuita, as exposições ficam em cartaz até o dia 20 de outubro.  

Confira informações sobre cada mostra:  

Amador Perez 50 Anos de Fotolivrografia, de Amador Perez. A exposição celebra a trajetória do artista Amador Perez, que começou em 1974. Com um acervo de 169 obras divididas em quatro núcleos, a mostra abrange desde suas primeiras experiências com grafite e xerox, até suas investigações mais recentes com fotografia digital.

Agitações pelo Número, de José Patrício. Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a exposição apresenta mais de 70 obras do artista José Patrício. A mostra destaca a relação do artista com os princípios matemáticos e a tradição construtiva da arte brasileira. Entre as obras, destacam-se a “Estrutura modular dourada” e as séries “Espirais cromáticas” e “Circuito Tonal”

Mirela Cabral. (Foto divulgação. Paço Imperial )

Olhos Cheios, de Mirela Cabral. Sob curadoria de Ligia Canongia, essa é a primeira exposição individual da artista baiana no Rio de Janeiro. A mostra, que ocupa três salas do Paço Imperial, traz 20 pinturas abstratas. Nas obras, Mirela leva para a tela a sua relação com o cotidiano.  

Tinha, de Dora Pellegrino e João Saldanha. A exposição reflete sobre a liberdade de desenhar sem definir um estilo específico. Nas obras, Dora Pellegrino mergulha em suas referências e observações do cotidiano, criando ilustrações e charges que capturam a velocidade da vida moderna.  

Terra Vermelha, de Raul Leal. A mostra aborda a destruição ambiental no Norte e Noroeste Fluminense e exibe trabalhos que documentam a região. Leal utiliza fotografia, desenho e gravura que denuncia as agressões ao ecossistema local.  

Instituto PIPA: 15 Anos…Celebrando 15 anos, o Instituto PIPA apresenta uma seleção de obras que traçam a trajetória da arte contemporânea brasileira. Com curadoria de Luiz Camillo Osorio, a exposição inclui trabalhos de artistas como Arjan Martins, Bárbara Wagner, Denilson Baniwa e Renata Lucas. 

Prêmio PIPA 2024. Os vencedores do Prêmio PIPA 2024, Aislan Pankararu, Aline Motta, enorê e Nara Guichon, apresentam obras que exploram temas como ancestralidade, tecnologia e sustentabilidade.

Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro. Horário de visitação: de terça a domingo, das 12h às 18h. Entrada gratuita.

Deixe um comentário