Restaurante Basha – a autêntica culinária libanesa em Copacabana (RJ)  

Basha – receitas do chef Nicolas Harbre

É possível viajar pelas tradições libanesas sem sair do Rio de Janeiro. No restaurante Basha, do chef Nicolas Habre – que tem mais de 30 anos de experiência com gastronomia – cariocas e turistas apreciam delícias típicas da culinária libanesa num ambiente que tem uma charmosa decoração típica e uma trilha sonora dão o clima no restaurante que trabalha com serviço contínuo todos os dias.  A casa oferece lanches para levar, rodízio das delícias típicas libanesas e vegetarianas e opções a la carte.  

Localizado na Nossa Senhora de Copacabana – rua mais movimentada do icônico bairro da Cidade Maravilhosa – o libanês e vegetariano Basha abriu as portas em 2017, e acaba de expandir seu espaço temático e também a apresentação de receitas exclusivas do chef.   Precursor da culinária libanesa no Brasil, o chef Nicolas é um grande entusiasta de suas tradições.   “Quando cheguei em São Paulo, não havia estabelecimentos especializados. Comecei a apresentar a minha cultura e a recepção foi incrível. Em seguida, iniciei os oferecimentos no Rio e logo foi sucesso também. Fico feliz por abrimos espaço para a culinária libanesa – mix de árabe e mediterrânea – entre os brasileiros. Faço questão de trazer os insumos originais que não encontramos por aqui para os comensais viverem a experiência real”, explica Nicolas Habre. O chef investe, ainda, num pequeno empório com produtos libaneses como a irresistível tamara jumbo, além de bebidas como a cerveja, os vinhos e Arak, uma bebida típica libanesa.


O menu da casa é uma verdadeira viagem ao mediterrâneo, “preparado sempre com insumos importados e os locais frescos e sazonais”, como explica o chef.   As receitas ganham visibilidade e sabor pelas mãos de Nicolas, que visita seu país de origem periodicamente e não para de fazer pesquisas e buscas gastronômicas para incrementar seus preparos. “Cada prato que crio é a forma de transmitir minha essência, minha vivência e amor pela minha cultura. Fico feliz com o encantamento dos clientes, quando comem minha comida”, afirma Nicolas.

São destaque no restaurante entradas clássicas com versões mini de quibes, Esfihas nos sabores carne, ricota e espinafre; e Burreca – pastéis assados e recheados de carne ou queijo. Também fazem sucesso opções como os Croquetes de Cordeiro, Falafel, coalhada, tahine e pães árabes – tudo feito na casa.

Entre as saladas, a Basha com alface romana, queijo feta, tomate, azeitona fatiada, pepino e folhas de hortelã e temperada com azeite de oliva, limão e zaatar está entre as mais vendidas.

A Kafta no Espeto, prato entre os mais pedidos grelhados na brasa,  é preparada no espeto com carne moída temperada com cebola e salsinha, o carro chefe da casa ainda acompanha homus, arroz com lentilha e cebola frita.

Opções vegetarianas e sanduíches também estão presentes no cardápio do Basha. Falafel Recheado de homus ou coalhada seca, são servidos com geleia de damasco e salada fatouch. Nos sanduíches, destaques para Shawarma, com tiras de carne bovina e de cordeiro com homus, cebola, tomate, alface, salsa, hortelã, pickles, nabo em conserva, servido no pão árabe com molho tahine.

Há também as sugestões selecionadas pelo chef Nicolas Habre: Plancha de Frutos do Mar com lula, polvo, meia lagosta, dois camarões, uma posta de peixe, servidos com salada fatouch ou tabule, arroz açafrão ou arroz com lentilha cebola frita com molho de alcaparras. Arroz de Cordeiro com lascas de cordeiro servido com arroz marroquino e amêndoas. Shish Barak, uma massa capeletti recheada com carne moída e cozida na coalhada, acompanhada de arroz aletria.

A carta de bebidas é variada e reúne opções ainda pouco conhecidas do público.  Nos sucos, Refresco de Damasco com Hortelã , Refresco Árabe de Rosas e Iogurte Ayran, batido com água e sal, fazem sucesso. Destaque nos drinks para Príncipe Amir – dedicado ao filho do chef, com Gim importado, flor de laranjeira, laranja, alecrim e damasco seco. E ainda o Yalla, com o Gin importado, manjericão, limão seco desidratado, melaço de romã e gelo. Há ainda Arak, uma bebida típica libanesa com notas de anis que pode ser degustada em doses ou drinks.

No quesito sobremesas não deixe de experimentar os tradicionais ninhos de nozes ou damasco, o Ataife com crepe recheado ou natas; Coalhada Fresca com Mel; Sorvete à moda Libanesa e o doce da casa. 

A casa conta ainda com menu especial executivo, de segunda a sexta, opção de rodízio além do menu a la carte, e Happy Hour de 17h às 19h. Às sextas-feiras, a partir das 20h, há apresentação de dança do ventre.

Restaurante Basha – Av. Nossa Senhora de Copacabana, 198 Loja A/B. Telefone: (21) 2244-5868 | (21) 3547-3663.  Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 23h.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s