
A maior competição off road das Américas, o Rally dos Sertões, é um dos mais esperados eventos do Nordeste e o mais conhecido do Brasil.
O evento Sertões 2021 tem prova 100% na região do sertão nordestino e uma pegada zero de carbono. Essa é a 29ª edição do rally e vai passar por 7 dos 9 estados do Nordeste – RN, PB, PE, PI, BA, AL, CE.
O Rally passará pela primeira vez no município de Piranhas, em Alagoas, na edição desse ano. Essa fase já será bem próxima do final do evento e está prevista para 21 de agosto.
Para o Secretário de Cultura e Turismo de Piranhas, Eduardo Clemente, “esse é um momento único e importante para promoção e divulgação do turismo no município. É um privilégio para nós e o evento irá movimentar toda a economia local”.
Piranhas é um município que tem sítio histórico e paisagístico tombado pelo Iphan desde 2004. É uma localidade cheia de histórias da época do cangaço. Por lá, Lampião, Maria Bonita e seu bando viveram por alguns anos.
A cidade tem os dois mais importantes passeios da região: a Trilha do Cangaço – que reproduz o último trecho percorrido por Lampião e seu bando até o dia da emboscada e sua morte; e o emocionante passeio pelos cânions do Xingó (trecho do Rio São Francisco, onde fica a hidrelétrica de Xingó).
Piranhas tem dois belos mirantes seculares e um centro histórico muito simpático, com uma estação ferroviária desativada, o Museu do Cangaço e belas lojinhas e bares. A cidade também respira boa música: com um projeto da prefeitura local é mantida a Filarmônica Mestre Elisio e a cidade conta com um Conservatório de música.
Reserve antecipadamente seu passeio para a região. Fizemos esse incrível passeio com guia especializado da Luck Receptivo. O serviço de transfer privativo é ótimo é bastante indicado nesse período de pandemia. O guia Antônio Lino explica com riqueza de detalhes sobre a história e cultura local, arqueologia da região , sobre a vegetação típica da caatinga e também apresenta dicas imperdíveis como a compra de doces e os trabalhos das bordadeiras no vilarejo de Entremontes.
Devido a distância ( são 315km de distância – 5 horas de carro a partir de Maceió) recomendo pelo menos um pernoite. Pela beleza do hotel Pedra do Sino e sua vista privilegiada, vale muito a pena se hospedar para ver tudo com calma por lá uns dois ou três dias. A pousada fica ao lado de um dos mirantes seculares e oferece as mais belas vistas do Rio São Francisco na região. É uma hospedagem que existe há 8 anos, tem charmosas unidades ( algumas com vista do Velho Chico) e oferece um completo e delicioso café da manhã. Do restaurante e da piscina da Pedra do Sino a vista é de tirar o fôlego.
Para saber mais conheça os perfis no Instagram:
@secult.piranhas , @sertoes, @luckreceptivo , @impactandoalagoas , @pedradosinhotel. Roteiro e organização : Luck receptivo e @abih.al