
De 6 a 9/11 acontece a 37ª edição da Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, no Serra Park, no Rio Grande do Sul. A temática desta edição é “Reimaginando o Amanhã”.
Entre as principais novidades deste ano está a transformação do tradicional Espaço LGBT+, que agora passa a se chamar Espaço Diversidade, ampliando sua abordagem para incluir temas como afroturismo e etnoturismo.
Portugal foi anunciado como o País Convidado de Honra, fortalecendo os laços culturais e comerciais entre Brasil e Europa. Já a Costa Rica, referência mundial em sustentabilidade, será homenageada no projeto Árvore da Integração, com o plantio simbólico de uma muda de araucária, árvore nativa da região Sul do Brasil.
Outro destaque será o lançamento do Projeto Hortênsia, iniciativa que busca valorizar a flor símbolo de Gramado por meio de ações educativas e culturais, envolvendo escolas e comunidades locais ao longo do ano.

Com um grande estande interativo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresenta a diversidade cultural, a força empreendedora e o potencial econômico do turismo mineiro — hoje um dos motores mais dinâmicos da economia do estado. Na Festuris, Minas destaca dois importantes atrativos: o Carnaval, que consolidou o estado como o terceiro destino mais procurado do país em 2024, segundo a Booking.com; e a Estrada Real, maior rota turística do Brasil, que integra cultura, história, natureza e vocação empreendedora no turismo de experiência.

“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa. Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao mundo um estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade.”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerai, Bárbara Botega.
A programação do estande MG inclui degustações da cozinha mineira — Patrimônio Cultural do Brasil —, apresentações culturais e ativações sensoriais.