Jornadas Fotográficas da Auroraeco propõe uma imersão nas paisagens mais exuberantes do Uruguai

Foto divulgação – Bodega Garzon ( Uruguai) – um dos pontos de visitação do grupo das Jornadas fotográficas

Idealizado pela Auroraeco, operadora de luxo de viagens de aventura que atua há 25 anos por toda a América Latina, o projeto Jornadas Fotográficas teve início em setembro de 2024 no Peru. Com vivências fotográficas que vão explorar paisagens deslumbrantes da costa e do campo do Uruguai entre os dias 3 e 6 de abril, a segunda edição do projeto promete ser memorável: a expedição percorrerá três disputados destinos uruguaios – Punta del Este, Jose Ignácio e laguna Garzón – em uma imersão capitaneada pelo fotógrafo carioca Fernando Louza.

 Sob o olhar aguçado e a orientação do fotógrafo, os participantes poderão capturar em imagens as nuances da luz uruguaia. Sem restrições com relação ao uso de equipamentos amadores ou profissionais, a experiência é ideal tanto para quem está descobrindo a paixão pela fotografia utilizando smartphones.

Com 50 anos de carreira, Louza acumula uma vasta experiência de cobertura de viagens em países como Portugal, Itália, França, Peru e Cuba.

No primeiro dia de vivência fotográfica, marcado para  4 de abril, após o café da manhã, os participantes farão uma caminhada pelo badalado balneário de José Ignácio, antiga vila de pescadores situada a 40km de Punta del Este. Na sequência, o roteiro inclui uma visita à Bodega Garzón e ao renomado restaurante do chef argentino Francis Mallmann. Nos dois destinos, o grupo terá também a oportunidade de aprofundar a técnica do retrato, ao fotografar trabalhadores locais, além de explorar livremente os trajetos até 16h, quando terá início a segunda imersão fotográfica do dia.

Na manhã de quarta-feira, 5 de abril, a primeira atividade do segundo dia das Jornadas Fotográficas terá Laguna Garzón como destino, onde o grupo se encontrará com pescadores locais deste paraíso de diversidade biológica situado entre os departamentos de Maldonado e Rocha. Na sequência, uma visita ao renomado restaurante La Huella antecipará o traslado, às 15h, para o MACA – Museu de Arte Contemporânea Atchugarry. Instalado em uma área de 36 mil hectares, o museu, que também será objeto de novas incursões fotográficas do grupo, promove o desenvolvimento de artistas nacionais e, ao mesmo tempo, coloca o Uruguai no mapa das maiores exposições internacionais.

“Como a viagem tem o fotógrafo como personagem central, essa nova edição das Jornadas Fotográficas vai refletir a própria personalidade do Fernando, o que pode render elementos surpresa, mas programamos detalhes importantes como, por exemplo, a organização das saídas fotográficas na luz do amanhecer e no cair do dia. A experiência de fotografar sob a orientação de Fernando ficará mais concentrada nesses horários”, afirma Guilherme Padilha, CEO da Auroraeco

Deixe um comentário