Casa Milà – culinária catalã com charme e design no Rio de Janeiro  

Casa Milà em Laranjeiras ( RJ)

A Casa Milà foi inaugurada há menos de um ano num charmoso sobrado da zona sul carioca e já é referência em culinária espanhola na cidade.  A casa oferece uma experiência gastronômica diferente no bairro de Laranjeiras e tem uma linda decoração num espaço bem em frente à praça São Salvador. 

O restaurante tem uma iluminação especial que dá o tom do ambiente, além de telas e paredes de grafite – onde os comensais são convidados a deixar um registro.  

Foi durante um intercâmbio na Espanha que Lucas Leal, sócio do local, teve a ideia de abrir um restaurante com referências catalãs. O nome, inclusive, vem da “Casa Milà” barcelonense, conhecida como “La Pedrera” — clássico edifício projetado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí.

A Casa Milà tem a frente o chef Fernando Almeida que tem mais de 20 anos de experiência com gastronomia internacional.  Suas criações combinam a culinária espanhola com um toque brasileiro.  O chef destaca como pratos de sucesso da casa: o camarão linguini, a paella ( que também tem versão vegetariana) e a barriga suína.  Para entrada ele destaca as tradicionais croquetas de jamón, que recentemente, ganharam novas versões no cardápio.  Outros destaques do cardápio são as Patatas Bravas – batatinhas ao aioli com páprica picante; Gambas al ajillo – camarão ao alho e óleo, com limão siciliano e cesta de pães;  e Porca Miséria cinco cortes suínos, enrolados com queijo e empanados em farinha especial da casa.

O chef  Fernando apostou em opções criativas de pratos, saladas, petiscos e burguers. Ele mescla culinária catalã com toques brasileiros. 

Entre as sugestões de prato principal, destaque para a Paella para duas pessoas – com arroz senia, polvo, lula e camarão salteados no azeite La Masia com mexilhões, fumê de frutos dos mar, pimentões e açafrão espanhol; Polvo à Espanhola – tentáculos de polvo salteados no azeite La Masia e alho, acompanhados de arroz catalão. Brasileiríssimo, um prato bem servido de badejo de forno acompanhado de purê de banana da terra, com farofa de açaí e vinagrete de feijão fradinho; Tornedor São Salvador – um suculento tornedor de mignon, envolto na crosta de parmesão com ervas aromáticas, ao molho de mostarda holandesa, acompanhado de risoto de  Jamón e queijo; e Cevadinha à Moda, cevadinha com cogumelos shitake, shimeji e paris, alho poró, tomate confit e rúcula.

Para fechar com chave de ouro, Crema Catalana é  uma boa pedida. É um delicioso creme catalão com canela em pau e casca de limão, com crostinha de açúcar caramelizado. Churros com ganache de chocolate e Mil folhas recheado de brigadeiro de paçoca, doce de leite cremoso e morango flambado também estão no menu da casa. 

A Casa Milà é um pedaço de Barcelona em terras cariocas.

Restaurante Casa Milá – Rua Esteves Júnior, 28, Laranjeiras, Rio de Janeiro. 
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, a partir das 12h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s