
A Serra da Mantiqueira, que percorre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, reúne lindos pontos turísticos com belezas naturais, hospedagens diferenciadas e uma diversa e rica produção de alimentos. Mel, queijos, vinhos, azeite, muitas delícias são produzidas em diversas regiões da Serra da Mantiqueira.
Sem dúvida, a gastronomia é um ponto alto de diversos pontos da Mantiqueira. No sul de Minas se encontra a cidade de Gonçalves, conhecida pelo ecoturismo e cercada também por várias outras cidades produtoras de muitas delícias. Nesse cenário destaco o restaurante Sauá. Criado há 19 anos, junto com a pousada Bicho do Mato – onde está sediado – essa é a opção certa para quem aprecia a boa gastronomia e valoriza produtores locais.
À frente da casa está o chef Vitor Pompeu – que prefere ser chamado de cozinheiro. Vitor tem uma trajetória também como professor no Senac onde participou diretamente do projeto Saberes da Mantiqueira, e foi também estagiário dos restaurantes do chef Alex Atala. De lá para cá, Vitor aperfeiçoou sua técnica, privilegiando a culinária brasileira e se aprofundou na pesquisa de produtos diversos da região.

Além de uma culinária sofisticada, o Sauá tem, sem dúvida, como principal diferencial prestigiar de forma muito especial os produtores locais. Queijos, vinhos, mel, geleias, truta e tantos outros ingredientes do cardápio são todos produtos da região da Mantiqueira e municípios vizinhos. São destaque no menu e ficam também expostos para a compra no restaurante itens como: vinhos Luiz Porto e Guaspari ( a uva Syrah é destaque na produção regional), azeite e azeitonas da Casa Mantiva, queijos de búfala ( Búfalos da Montanha) , mel MBee de Atibaia, Cachaça Tie eleita a melhor cachaça prata do Brasil, geleias artesanais do Zeleia, a paçoca Piranguinho e tantas outras delícias.
Para um almoço ou jantar especial no Sauá não deixe de experimentar: a entrada com delícias de Minas, que tem variedade de queijos e, para acompanhar, peça uma dica de drink para o bartender. Uma das boas opções da casa é um drink feito com gin non Dry, amora da região e licor de amoras. Há também drinks com cachaça premium local.
Como prato principal recomendamos o risoto de galinhada e o tornedor com purê de banana da terra. Para finalizar não deixe de provar o doce de laranja flambada com melaço de cana, sorvete e farofa.
O restaurante Sauá é uma completa experiência gastronômica e tem ainda uma linda vista. Importante dizer que é fundamental fazer reservas. A casa trabalha com distanciamento amplo entre as mesas e segue todas as regras de segurança e higiene. Para mais informações e agendamentos, clique aqui.