
A mostra Morar Mais, evento de decoração, arquitetura, design e paisagismo, apresenta sua edição 2024 no Rio de Janeiro na Gávea, numa mansão cheia de memórias, construída em 1965. A casa, de 1100 m², foi moradia da jornalista Glória Maria e já recebeu frequentadores ilustres como Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves – que na época visitaram Maria Aguinaga, 100 anos, a primeira moradora da residência.





Nessa edição em que o evento celebra seus 20 anos, os visitantes podem conferir 50 ambientes decorados.
Uma mistura fascinante do clássico com o moderno é a definição da sala Estar CasaShopping, projeto idealizado pelas arquitetas Carolina Montalvão e Luiza Sena, que foram convidadas pelo CasaShopping para participar mais uma vez do Morar Mais.
“A sala de estar é uma combinação de peças vintage, antigas, sem deixar de lado o contemporâneo e o novo na decoração, com curadoria de Eduardo Machado, diretor de relacionamento do CasaShopping, que inclusive colaborou com itens do seu acervo pessoal. É um acúmulo de recordações e histórias de viagens, que compõem um espaço confortável e aconchegante. A entrada já causa impacto: são duas paredes frente a frente, uma com papel de parede estampado de costelas de Adão e a outra foi pintada na cor rouge de fer. O lustre, elaborado com uma seleção de elementos naturais (cristais em forma de rocha), é imponente e elegante. A composição conta com um tapete listrado de vermelho e off-white e outro redondo na cor cru”, conta Carolina Montalvão, que participa pela segunda vez consecutiva da mostra ao lado de Luiza Sena.



Os móveis foram selecionados a dedo. “Escolhemos para a sala da mansão a Poltrona Tetê e o Banco Ângela, do designer Sergio Rodrigues. O motivo da escolha foi a importância do trabalho e o legado deixado por ele. Pensamos também na Glória Maria, que foi uma mulher extremamente clássica, elegante e atemporal, assim como os móveis do Sergio, um designer brasileiro que ficou conhecido mundialmente e é lembrado e reconhecido mesmo 10 anos após sua morte. Queríamos um ícone de destaque que tivesse a cara do que foi nossa inspiração.”, conta Luiza Sena.
A estante fixada na parede estampada é feita com quinas com ângulos sextavados e contém inúmeros objetos de decor, trazendo relíquias que remetem lembranças, como o globo terrestre giratório na cor laranja, enciclopédias e livros garimpados em sebos, escultura africana, uma ampulheta grande, entre outros.
Outro item que chama a atenção é a tela do artista plástico gaúcho Herton Hoitman, que estava exposta na mostra ArtRio. Telas de Sebastião Rodrigues, Osvaldo Gaia, Petrillo e Marcia Pumark também enfeitam as paredes do ambiente.
A iluminação, a mala que veio da Itália em 1930, as duas inovadoras mesas com cilindros laqueados e tampo de madeira, o sofá branco do modelo chemise e um pendente africano colorido, feito com miçangas ornamentam o local. Objetos de família e itens irregulares na decoração, como uma mesa que pode funcionar como banco de madeira são alguns dos detalhes que se completam e transformam a sala num lugar de “ficar”, e não de “estar”.
Morar Mais Rio 2024 – até 17 de Novembro. Rua Embaixador Carlos Taylor, 150 – Gávea. De Terça a Sábado: 12h às 21h; Domingo: 12h às 20h.