
Uma tasca portuguesa com culinária típica e receitas especiais do chef que foi por mais de 30 anos do famoso Antiquarius, no Rio de Janeiro. Assim é o Ora Pois, novo bar com a pegada das tascas lisboetas mais contemporâneas que acaba de inaugurar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
A casa tem ampla varanda com vista para a praia. da Barra e um por do sol de tirar o fôlego. Além desse ambiente descontraído, o Ora Pois tem amplo salão interno com bar e adega.
O menu é democrático com qualidade da gastronomia lusitana, tudo feito pelas mãos do chef Clóvis Florêncio, que atuou por 37 anos no Antiquarius. Suas receitas preparadas em forno brando, molhos, temperos e muita técnica são procuradas por cariocas e turistas. “São carros chefe aqui no Ora Pois: o arroz de pato, o camarão Ora Pois e a paleta de cordeiro”, afirma o chef.
Para começar um almoço ou jantar na casa não deixe de provar os tradicionais bolinhos de bacalhau e os croquetes de bobó com camarões. Não deixe de conferir a carta de drinks autorais e clássicos, e a ampla carta de vinhos. Em seguida são boas pedidas os pratos principais citados pelo chef – adoramos o arroz de pato. Outros destaques da casa são: o bacalhau Ora Pois que é inspirado no conhecido bacalhau à brás e é preparado com o olhar atento do chef para que a batata palha e os ovos mexidos fiquem no ponto correto; e o cabrito assado – seus pedaços são assados no forno, assim como a batata que o acompanha, e o arroz é feito no molho da carne. .
Para finalizar escolha uma ou mais das sobremesa tipicamente portuguesas. A Sericaia é uma das boas pedidas: bem servida, a sobremesa é a base de ovos e leite condensado. Outros clássicos também estão no cardápio: ovos moles de Aveiro com aquele toque especial de canela, toucinho do céu, rocambole de laranja com a calda feita com a própria casca da fruta e o pastel de nata.
Para quem vai no Ora Pois curtir um fim de tarde, a dica é experimentar os petiscos e pedir um chopp bem gelado. São destaques da casa: a açorda de bacalhau – prato simples, típico da parte mais rural do Alentejo, aqui ganhou uma versão com menos água – com azeite de coentro e azeitonas pretas, que derrete na boca; o camarão em sua versão à moda dos craques que chega à mesa ainda na panelinha, fumegante; ou as empanados tradicionais que podem ser de peixe ao molho tártaro ou bacalhau à moda de Évora – empanado na cerveja. Destaque também para os bolinhos de arroz de pato com queijo da Serra da Estrela e o croquete de costelão.
Outra boa pedida para um momento descontraído no Ora Pois é provar os sanduíches da casa que chegam em três versões: francesinha, prego e a sande de pernil de cordeiro. O primeiro vem da região norte, do Porto, e é feito com muçarela, presunto, bife, linguiça e molho de tomate, no pão de forma. Já o prego é conhecido como o mais portuga dos sanduíches. Leva filé mignon feito com manteiga, alho e queijo da serra e é acompanhado por batata chips crocantes. O terceiro, também é um clássico do Porto, feito com carne de cordeiro – uma das carnes mais consumidas em Portugal – com hortelã, tomate, alface e cebolas crocantes.
Bar Ora Pois – Rua Prof. Coutinho Fróis 10, Barra da Tijuca. Funciona de: Segunda a quinta-feira, de 12h à 0h |Sexta e sábado, de 12h à 1h |Domingo, de 12h às 22h.